Google Marketing Platform: o que é e como funciona?

Neste artigo você encontrará:

Você sonha com uma plataforma que te ajude a gerenciar e otimizar suas campanhas de publicidade digital de forma completa e fluida, com várias soluções unificadas? Então a Google Marketing Platform é a resposta que você está buscando. 

Talvez você já até tenha ouvido falar dela, mas, afinal, o que é essa plataforma e como ela funciona? O quão completa são suas soluções e de que maneira exatamente é possível usá-las nas suas campanhas?

Todas essas dúvidas serão resolvidas hoje mesmo. Continue lendo e saiba mais!

Ícone do Google Marketing Platforms.
Uma plataforma que une diversas ferramentas: isso é a Google Marketing Platform

Baixe o guia completo sobre

Publicidade Digital.

O que é a Google Marketing Platform?

Trata-se de uma plataforma central que oferece uma série de ferramentas para ajudar empresas de todos os tamanhos e setores a gerenciar e otimizar suas campanhas de marketing. Ela reúne as principais soluções do Google, como o Google Ads, o Google Analytics e o Google Tag Manager, entre outras.

Juntos, todos esses produtos auxiliam os profissionais de marketing a entender melhor seu público, criar campanhas mais eficazes e melhorar o desempenho geral de suas estratégias. Com a unificação, a visão geral de todos os processos se torna mais ágil para todos os envolvidos.

Vale mencionar que a plataforma oferece versões gratuitas de suas ferramentas para empresas menores ou pessoas físicas, com determinadas limitações. Para negócios maiores, há versões mais avançadas. O importante é que há opção para todo mundo.

Como funciona a Google Marketing Platform?

A maneira como a Google Marketing Platform funciona varia de acordo com a ferramenta, dentro dela, que você pretende utilizar. Os dados são integrados, mas o uso de cada solução exige conhecimentos próprios.

Para entender melhor, vamos explicar algumas das ferramentas mais populares dentro da plataforma.

Google Ads

O Google Ads é a ferramenta de publicidade digital do Google. É por aqui que todo o tráfego pago é desenvolvido e disparado quando se trata de anúncios no Google. 

Aqui, os anunciantes podem criar anúncios de texto, imagem ou vídeo e exibi-los para um público altamente segmentado em vários espaços online, incluindo a pesquisa do Google ou YouTube. É a partir dessas ads que o Google AdSense é utilizado.

Google Analytics

Uma das principais ferramentas de análise do mercado, o Google Analytics permite monitorar o tráfego de um site e entender melhor o comportamento dos usuários. 

Com ele, é possível medir o número de visitantes, a taxa de rejeição, o tempo de permanência no site, entre outras métricas importantes. Há também recursos avançados, como acompanhamento de conversões, que permitem aos profissionais de marketing tomar decisões mais informadas.

Pessoa usando o notebook e analisando relatório.
Análise de dados é uma das partes mais essenciais do marketing digital

Google Tag Manager

O Google Tag Manager permite gerenciar e implantar tags em um site sem precisar editar o código do site. É ideal para quem quer realizar alterações mais profundas sem, necessariamente, precisar do conhecimento intenso de um programador nas mãos. 

A partir das tags, é possível rastrear eventos e conversões, configurar recursos de remarketing e integrar as outras ferramentas que já mencionamos: o Google Analytics e o Google Ads.

Google Optimize

Se você já ouviu falar de testes A/B, sabe como são essenciais para otimizar campanhas. O Google Optimize é a ferramenta que faz isso, permitindo  que você teste diferentes variações de uma página para determinar qual delas gera melhores resultados. 

Os testes podem ser aplicados em diferentes elementos da página. Ou seja, títulos, imagens, textos e botões podem ser testados de acordo com inúmeras variações e, em seguida, você pode analisar o desempenho de cada uma delas.

Usando a Google Marketing Platform para alavancar sua carreira

Os benefícios da Google Marketing Platform são extensos. A base da plataforma é a integração, portanto, essa é a principal vantagem. Ao integrar as diferentes soluções Google umas com as outras, é possível entender melhor como suas campanhas de anúncios estão impactando o tráfego do site e as conversões. 

Além disso, há ainda mais uma possibilidade muito positiva: as integrações do Tag Manager. Essa solução específica permite integrar facilmente outras ferramentas externas ao Google, como o Facebook Pixel e o Twitter Ads.

Outros benefícios incluem a facilidade de segmentação e a profunda análise de dados. Tudo isso ajuda profissionais de marketing ao redor do mundo a aprimorar suas estratégias. Esse também pode ser o seu futuro: utilizando a Google Marketing Platform para impulsionar sua carreira.

Sabe outra maneira de fazer isso consistentemente? Investindo nos seus estudos com instituições de renome da área. Aproveite que está por aqui e conheça os cursos que o Infnet oferece: Alguns deles são: Publicidade Digital, Marketing Digital: Gestão de Tráfego PagoMBA em Marketing Digital: Tráfego Pago e Mídia Performance e Bootcamp em Marketing Digital

Baixe o guia completo sobre

Publicidade Digital