MailChimp: o que é e como usar?

Neste artigo você encontrará:

Umas das ferramentas de e-mail marketing mais utilizadas do mundo, o MailChimp permite criar campanhas e automatizar todo o processo de envio de e-mails para bases inteiras de contatos. É uma mão na roda para empresas de diversos portes e segmentos, além de profissionais de publicidade digital.

Se você está lendo este artigo, deve estar interessado em aprender mais sobre essa plataforma popular. Seja para aplicar nos seus negócios ou para construir uma carreira no marketing, você está no lugar certo! Vamos lá?

Logo do MailChimp
O MailChimp é uma das mais populares ferramentas de marketing digital

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O que é o MailChimp?

O MailChimp é uma plataforma de e-mail marketing que ajuda empresas e indivíduos a enviar e-mails personalizados para suas listas de contatos. Com ele, é possível criar campanhas e segmentar contatos com base em informações, como localização geográfica, interesses e histórico de compras.

A plataforma também permite automatizar o processo de envio de e-mails, retirando a necessidade de fazer isso manualmente. Por si só, essa alteração faz com que os profissionais ganhem tempo e, consequentemente, economizem custos.

Além disso, a automação garante que as pessoas recebam as mensagens certas no momento certo, de acordo com o cronograma determinado pela equipe de marketing. O que muitos não sabem é que  a ferramenta reduz o risco dos e-mails caírem na caixa de spam. Sim, o mais temido destino do e-mail marketing pode ser evitado, ou ao menos ter menos chances de acontecer!

Rapaz com megafone sentado ao lado de desktop, que projeta ícones de e-mails. Imagem vetorizada.
E-mail marketing é uma estratégia de alto alcance no marketing digital

Como usar o MailChimp?

Antes de qualquer coisa, é preciso criar uma conta. O MailChimp oferece uma opção gratuita para quem possui até 2.000 contatos em sua lista de e-mails. Se quiser, pode selecionar parte da sua base só para testar primeiro e ver se a plataforma compensa para os seus objetivos. Também vale se o foco for treinar como profissional de marketing!

Após criar a conta de acordo com suas necessidades, o próximo passo é criar uma lista de contatos. Você deve fornecer um nome para ela e algumas informações básicas, como nome da empresa e endereço.

Com a lista criada, é hora de adicionar os contatos. Você pode optar por inseri-los manualmente ou importar um arquivo .csv com as informações. Só então será possível desenvolver uma campanha, com segmentação dos contatos de acordo com os diversos filtros oferecidos pela plataforma.

O MailChimp oferece diversos modelos de e-mails prontos que você pode personalizar. O ideal, porém, é sempre criar conteúdo original e genuíno voltado para o seu público. Lembre-se que, no e-mail marketing, as boas práticas de marketing de conteúdo também se aplicam!

Campanhas de e-mail marketing funcionam para diversos públicos

Uma vez que a campanha esteja pronta, é hora de agendar o envio. É possível não apenas determinar data e horário para o envio de um e-mail, mas também de uma série de e-mails, seguindo intervalos de tempo definidos por você.

Se for o caso, a ferramenta permite integrações com outras plataformas, como redes sociais e CRMs, tornando ainda mais fácil a tarefa de gerenciar e alinhar suas campanhas de marketing.

Por fim, outra funcionalidade interessante do MailChimp é a possibilidade de acompanhar o desempenho das campanhas. Através dos relatórios você pode ver quantas pessoas abriram os e-mails, quantas clicaram nos links internos e quantas realizaram alguma outra ação, como uma compra ou cadastro.

Mas atenção: é importante lembrar que seus contatos precisam ter dado consentimento para receber e-mails da empresa! Estabelecer uma política de privacidade para e-mail marketing é algo que sempre deve ser feito com antecedência. Na hora de coletar esses dados preciosos, sempre garanta que o propósito está claro para o usuário.

Descubra e invista em todas as funcionalidades

Já deu para perceber que é possível criar campanhas de e-mail marketing de forma bem fácil. Mas, para ser eficiente, é preciso aproveitar tudo que o MailChimp tem para oferecer: funcionalidades de segmentação, automação, acompanhamento de resultados, integração, etc.

Além disso, é preciso manter a atenção para fatores que não dependem da ferramenta, como a qualidade da mensagem, a identificação correta dos contatos e o momento certo do envio. Por isso, é importante dedicar tempo e atenção ao planejamento e criação das campanhas, e utilizar as funcionalidades do MailChimp para otimizar seus resultados.

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