Como fazer anúncios no Marketplace do Facebook?

Neste artigo você encontrará:

Ainda que esta seja uma ampla ferramenta para divulgação de produtos e serviços, muitas marcas e empresas ainda não sabem utilizá-la a seu favor, e precisam urgentemente aprender a como fazer anúncios no Marketplace do Facebook.

Afinal, a plataforma oferece um público gigantesco, além de ser gratuita e muito fácil de utilizar. Logo, é algo que merece mais atenção de quem deseja entrar de vez neste mundo da publicidade digital.

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O que é Marketplace?

O Marketplace do Facebook é uma espécie de classificados online, onde qualquer usuário da rede pode divulgar a venda (ou locação) de um produto ou serviço através de uma publicação. Nela ficam registrados as informações do produto, como os valores e condições, além de fotos e vídeos que expõem mais detalhes sobre o item.

Em alguns casos, há até mesmo a divulgação de vagas de emprego, ou outras oportunidades profissionais. Isso demonstra como a plataforma é adaptável ao propósito de quem deseja anunciar.

Tela de login do Facebook.
O Marketplace é um espaço para classificados dentro do Facebook (Foto:icon0.com)

Por meio do Marketplace, o interessado e o anunciante têm um contato bem próximo. Inclusive, em um bloco, há uma série de respostas automáticas que os interessados nos produtos divulgados podem clicar e enviar ao anunciante. Entre as opções de mensagem estão possibilidades como “Isso ainda está disponível?”, “Qual é o estado deste item?”, “Onde posso retirar este item?”, e etc.

Atualmente, o Marketplace ainda tem o status de ser uma divulgação mais amadora, sem que muitas pessoas reconheçam o seu potencial para campanha. No entanto, isso vem mudando, e muitos profissionais já estão começando a entender as vantagens e como fazer anúncios no Marketplace do Facebook.

Mas qual exatamente são essas vantagens? Saiba logo abaixo.

Quais são as vantagens de anunciar no Marketplace?

Para começar, por mais que muitas pessoas tenham a visão de que o Facebook está perdendo espaço no dia a dia das pessoas, a plataforma ainda é a rede social mais usada no mundo inteiro.

O espaço do Marketplace é super diversificado, tanto no que diz respeito a gênero e faixa etária, quanto à região geográfica, pois o alcance pode ser bastante alto. Isso é bom para alcançar outros públicos, além de chegar com facilidade a nichos já dominados pela marca ou empresa ou pessoa anunciante. Tudo isso são fatores que aumentam a chance de conversão.

Além disso, o Marketplace não é pago, logo não há a necessidade de investimento financeiro, o que representa um menor risco para o anunciante.

Outra vantagem do Marketplace é a possibilidade de integrá-lo com ferramentas de análise. Logo, ao utilizá-lo é possível chegar a métricas oferecidas por outras plataformas, tudo isso dentro do Facebook.

Em geral, com tantas vantagens, podemos apontar que o principal benefício dos anúncios no Marketplace do Facebook é o aumento real das vendas, ainda mais quando a plataforma é utilizada em conjunto com outras ferramentas de campanhas publicitárias mais tradicionais, como por exemplo o tráfego pago.

Ícones de redes sociais em um celular. Em destaque, Facebook, Instagram e WhatsApp.
Quem está investindo em publicidade online deve conhecer mais sobre o Marketplace (Foto: Brett Jordan)

Mas se você ainda está se perguntando como fazer anúncios no Marketplace do Facebook, agora vamos detalhar passo a passo. Confira:

Como anunciar no Marketplace?

Para anunciar no Marketplace, o primeiro passo é acessar o Facebook e entrar na aba que leva aos classificados. Posteriormente é só clicar em “Criar novo classificado” e começar a montar seu anúncio.

Nessa etapa, uma decisão importante é definir qual é a categoria do item, afinal, por mais que tenha produtos em que essa informação é óbvia, em alguns casos será necessário pensar um pouquinho mais antes de decidir.

Após isso, o anunciante deve descrever o produto e informar a disponibilidade dele (se é peça única ou se possui ampla quantidade. Também é preciso informar a localização do produto, se há entrega, frete, etc. 

Nesta hora, uma dica é publicar fotos interessantes e que revelem detalhes do produto; outra recomendação é escrever o máximo de informações possíveis, para evitar dúvidas por parte dos consumidores.

Gostou de saber mais sobre como fazer anúncios pelo Marketplace do Facebook? Essa é uma ferramenta muito útil para quem lida com Publicidade Digital!

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