Melhores ferramentas para criar anúncios

Neste artigo você encontrará:

Ao começar a trabalhar com Publicidade Digital, você logo precisará identificar quais são as melhores ferramentas para criar anúncios. Existem várias no mercado e elas são de grande ajuda para inúmeros processos. Em alguns casos, são necessárias até para começar uma campanha.

Ao longo da sua carreira, você certamente encontrará algumas preferidas. É comum que profissionais criem preferências de acordo com o modo em que gostam mais de trabalhar. De qualquer maneira, conhecer os principais nomes do mercado é uma carta na manga!

Continue a leitura, pois vamos falar um pouco sobre esta área e, então, sobre as ferramentas ideais para todo publicitário digital.

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Publicidade Digital.

O que é Publicidade Digital?

Caso você tenha caído de paraquedas aqui ou queira saber mais sobre as ferramentas mas ainda tenha dúvidas sobre os conceitos, não se preocupe. Vamos resumir, rapidinho, o que é Publicidade Digital.

Trata-se da promoção e propagação de mensagens através de meios digitais. Muitas vezes, essas mensagens têm como objetivo levar as pessoas a fazerem uma compra. Mas é possível, também, que elas estejam transmitindo os valores da empresa, estreitando o relacionamento com o público ou sejam parte de outras estratégias do marketing.

Aliás, vale lembrar que publicidade e marketing digital são coisas diferentes. Enquanto o primeiro é um grupo de ações voltadas para a divulgação, o segundo é um conjunto de estratégias para vários objetivos, incluindo a divulgação. Em outras palavras, publicidade faz parte do marketing, não o contrário.

O que são anúncios?

Agora que já falamos sobre o que é, exatamente, a Publicidade Digital, dá para entender melhor o que são os anúncios. 

Resumidamente, são o objeto de ação da publicidade digital, ou seja, as propagandas realizadas online.

Anúncios virtuais podem aparecer nas redes sociais, nos sites e até nos buscadores. Há muitas maneiras de criá-los e transmiti-los para o público. Em todo caso, é necessário usar algumas plataformas próprias para veiculação de anúncios. Cada situação exige uma — Facebook e Instagram possuem o que é oferecido pelo Meta, por exemplo, e o Google tem a sua própria, também para anúncios no buscador ou em outros de seus serviços.

Algumas ferramentas podem tornar esses processos mais fáceis ou incrementá-los com dados relevantes para as estratégias publicitárias. Por isso, selecionamos algumas das melhores ferramentas para criar anúncios e ajudar você!

Equipe de trabalho ao redor de um megafone. Imagem vetorizada.
Equipes ao redor do mundo trabalham nos anúncios que você vê todos os dias

5 melhores ferramentas para criar anúncios

A lista a seguir abrange diferentes aspectos da Publicidade Digital, desde a produção de conteúdo até a gestão de anúncios em si. Anote os seus favoritos e não deixe de testá-los mais tarde!

1. Trello

Que tal começar com organização de projetos? Talvez você não sinta que precise na primeira campanha, mas é provável que mude de ideia conforme elas se acumulam. Para isso, o Trello é uma ferramenta bem útil e popular — é a mais usada para gestão de projetos na América Latina, segundo a pesquisa Marketing Tools LatAm 2019.

O Trello possui tanto uma versão paga quanto uma gratuita.

2. Canva

Para a produção de designs para seus anúncios, o Canva oferece diversos recursos. É possível construir imagens e vídeos do zero ou utilizar algum dos inúmeros modelos prontos. É uma plataforma de fácil utilização, bastante intuitiva.

Ele também pode ser usado em versão paga ou gratuita.

3. Facebook Ads Manager

Se você vai trabalhar com anúncios nas principais redes sociais, como o Instagram, certamente precisará se familiarizar com o Gerenciador de Anúncios do Facebook. Ele controla tudo: o orçamento utilizado, o modelo de custo por anúncio, a segmentação do público, os testes A/B e muito mais.

Ícone vetorizado do Facebook com outros ícones indicando a plataforma de anúncios Facebook Ads.
O Facebook Ads é uma das plataformas mais utilizadas para anúncios no mundo todo

4. Google Ads Manager

Se o seu propósito for anunciar com o Google, essa é a plataforma própria para isso. Por meio dela, é possível veicular os anúncios nas respostas de pesquisas feitas pelos usuários, ou na rede de display. Nesse último caso, trata-se de milhares de sites e aplicativos que fazem parte da rede do Google ao redor do mundo. É claro que também existe segmentação de público em ambos os casos.

5. Google Analytics

A maior ferramenta de análise do mercado também é do Google. Além de funcionar para os anúncios veiculados pelo Google Ads, ela também pode ser aplicada em várias outras situações, em especial sites. É a forma ideal de acompanhar os resultados de anúncios e de outras estratégias de marketing digital, inclusive!

Homem analisando relatório. Imagem vetorizada.
Para tudo no marketing e na publicidade, os dados são imprescindíveis

Ainda existem centenas de outros recursos disponíveis na internet, mas você já conhece algumas das melhores ferramentas para criar anúncios — e tirar o melhor deles. Agora, para realmente alcançar os melhores resultados, é preciso aprender muito mais.

Que tal, então, conhecer os cursos do Infnet que envolvem a criação de anúncios e muitas outras competências importantes para sua carreira?

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