HubSpot: O que é e como usá-lo?

Neste artigo você encontrará:

Se você se interessa pormarketing digital, precisa conhecer a HubSpot. Essa empresa norte-americana não só detém uma das principais ferramentas da área, utilizada por profissionais ao redor do mundo, como também oferece certificações significativas para conhecimentos específicos. E ainda organiza o maior evento sobre inbound marketing do planeta.

Ou seja, a HubSpot ocupa um lugar central no marketing digital global. E, agora, nós vamos explicar o que a torna tão importante.

Mãos humanas acessando um notebook e um celular revisando o conteúdo de estratégia de marketing
As ferramentas certas são indispensáveis para criar uma boa estratégia de marketing. | Designed by Freepik

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O que é HubSpot?

Como mencionamos, trata-se de uma empresa, mas com mais de uma atuação. A HubSpot surgiu em 2004 e iniciou boa parte do debate sobre inbound marketing e marketing de conteúdo.

Hoje, a marca atende mais de 140 mil clientes espalhados por 120 países. O que eles vendem são soluções em formas de softwares, que podem ser utilizados separadamente ou juntos, em uma plataforma completa de CRM (Customer Relationship Management).

As ferramentas individuais são identificadas como “hubs”: o Marketing Hub, o Sales Hub, o Service Hub, o CMS Hub e o Operations Hub. Cada um tem seu propósito e vamos descobrir um pouco mais sobre eles!

Mãos humanas em uma mesa montando interfaces mobile em papel com diversas ferramentas
Todas as áreas são importantes . | Designed by Freepik

Como funciona

Aprender a utilizar os softwares da HubSpot ou o CRM completo exige algum estudo da plataforma. São muitas funcionalidades, ainda que a interface seja intuitiva.

Mas, para começar, é importante entender o que cada hub faz. Entenda como eles funcionam:

Este sistema reúne todos os recursos necessários para um gerenciamento de marketing completo. Nele você encontra apoio para toda a construção da jornada do cliente, desde a produção de conteúdo relevante até a geração de relatórios.

A área de conteúdo inclui espaço para criação de blog, análise de SEO, gestão de redes sociais, gestão de anúncios e outras possibilidades. Também há funcionalidades para geração de leads, como a construção de landing pages, de formulários, gerenciamento de email marketing e outras automações, etc.

Por fim, os relatórios são essenciais para uma estratégia de marketing bem construída, e o Marketing Hub consegue fornecê-los bem completos justamente por ter acesso a todos os dados ao longo do processo. Quando há o uso integrado do hub de vendas, a inteligência de dados fica ainda melhor.

O hub de vendas, ainda que seja voltado ao comercial da empresa, ainda é de suma importância para o marketing como um todo. O software pode fazer o acompanhamento das ações do lead, desde quando ele abre um e-mail até ao usar inteligência artificial para captar oportunidades de melhoria nos processos.

Também é possível agilizar algumas atividades como realização de pagamentos ou agendamento de consultas e reuniões com os clientes, aprimorando o relacionamento com a empresa.

Este é o software da HubSpot voltado exclusivamente ao atendimento. Seus recursos mais populares incluem a criação de um portal do cliente, chat ao vivo, automação definida por horários ou 24h, caixa de entrada compartilhada para receber no mesmo lugar as mensagens de clientes de qualquer canal, entre outros.

Se você precisa de ainda mais atenção ao conteúdo na sua estratégia, pode ser beneficiado por um Content Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. O hub de CMS oferece recomendações personalizadas de aprimoramentos em SEO, temas para sites, editor intuitivo de páginas, testes adaptativos e mais.

Esse é o hub para quem quer focar mais na organização de operações e processos internos. Ele sincroniza e automatiza dados, ajuda no gerenciamento da equipe e cria relatórios personalizados, por exemplo. De forma geral, o objetivo é aprimorar o fluxo de trabalho.

HubSpot completo vale a pena?

O HubSpot permite que seus softwares sejam adquiridos separadamente porque sabe que cada negócio está em um momento e pode não ser capaz de investir em todas as melhorias ao mesmo tempo. Algumas funções são até mesmo repetidas em diferentes hubs, pois são importantes em mais de uma área (é o caso de chats para vendas e marketing).

Mas, ainda assim, a integração de todas essas funcionalidades certamente fortalece a empresa. Para um profissional de marketing, é interessante aprender a usar o CRM completo, com a integração entre os hubs, para desenvolver as melhores estratégias possíveis. E focar no SEO, uma das funções mais importantes para inbound marketing!

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