Neste artigo você encontrará:
Quem trabalha com redes sociais sabe a importância de criar um calendário para social media. Muito mais do que organizar conteúdo, a partir dele é possível ter um direcionamento para a gestão das páginas.
Quer ter as melhores dicas para criar um calendário de social media? Então leia logo abaixo:
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O que é um calendário de social media?
Um calendário de social media é um documento no qual serão registradas as ações desenvolvidas nas redes sociais. Nele está todo o planejamento em relação ao conteúdo da página, podendo ser a curto, médio e longo prazo.

Apesar de não necessitar descrições detalhadas sobre o que se planeja fazer, um social media responsável pelo calendário deve guardar informações relevantes, como por exemplo:
- A frequência dos posts e os dias em que o conteúdo será publicado;
- Os conteúdos em alta naquela semana ou mês;
- Assuntos e termos que cada publicação deve mencionar;
- Imagens apropriadas para ilustrar o post.
Qual é a importância de um calendário de social media?
Em geral, a importância de um calendário de social media é organizar a produção para as redes sociais. Assim, apresentar os itens apontados acima de forma clara no planejamento facilita muito na hora de colocar a mão na massa.
Após a adoção do calendário, é mais fácil analisar os erros e acertos na administração da página. Dessa forma, o social media pode revisitar o que já foi feito e observar os conteúdos que obtiveram mais sucesso.
Diferença entre Calendário editorial e Calendário de Social Media
Algumas pessoas podem encontrar semelhanças entre um calendário de social media e um editorial, sendo difícil entender o que diferencia os dois.
No entanto, o contraste primordial entre um calendário editorial e um de social media é o foco do planejamento. Enquanto o editorial contempla diversas plataformas e meios de comunicação além dos digitais, o de social media é voltado para as redes sociais.
O calendário de social media não substitui um editorial. Ambos devem trabalhar juntos para alcançar os melhores resultados para a marca.
Dicas para criar um calendário de social media
Entendeu o que é um calendário de social media e sua importância para o gerenciamento de redes? Então vamos às melhores dicas para criar um planejamento eficaz para a sua página.
- Conheça sua audiência e desenvolva uma persona
Uma persona é um modelo de cliente ideal, ou seja, uma representação que reúne as principais características de um público. Ela facilita muito na hora de planejar conteúdo, visto que possibilita entender o que a audiência prefere e consome.
Porém, criar uma persona exige conhecer o público mais cativo. Por isso é essencial utilizar métricas que informem gênero, faixa etária, localidade e outras informações que auxiliem na criação deste cliente ideal.
- Tenha identidade própria
As redes sociais estão abarrotadas de mesmice, então é preciso criar uma identidade própria para fugir dela. Porém, não basta se diferenciar sem que haja uma coerência.

Um calendário de social media precisa refletir tanto a identidade da marca quanto manter a coerência em suas publicações. Deste modo, o público irá reconhecer de cara o que aquela marca tem a oferecer.
- Fique de olho nas tendências
Não é porque uma página deve ter identidade própria que ela não pode se aproveitar de conteúdos virais. Afinal, muitas vezes há tendências que se encaixam bem na proposta da marca e que o público se identifica.
Mas atenção, como nas redes sociais as tendências surgem e desaparecem muito rápido, é preciso que a produção deste conteúdo não seja a longo prazo. Caso isso aconteça, há muitas chances da publicação ficar ultrapassada.
Esperamos que este texto te ajude a realizar um melhor gerenciamento de redes sociais, já que este é um dos segmentos mais importantes do marketing digital.