Como criar um calendário para social media?

Quem trabalha com redes sociais sabe a importância de criar um calendário para social media. Muito mais do que organizar conteúdo, a partir dele é possível ter um direcionamento para a gestão das páginas.

Quer ter as melhores dicas para criar um calendário de social media? Então leia logo abaixo:

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O que é um calendário de social media?

Um calendário de social media é um documento no qual serão registradas as ações desenvolvidas nas redes sociais. Nele está todo o planejamento em relação ao conteúdo da página, podendo ser a curto, médio e longo prazo.

Mão navegando pelas redes sociais pelo celular
O calendário de social media é uma excelente forma de se planejar | Lisa Fotios

Apesar de não necessitar descrições detalhadas sobre o que se planeja fazer, um social media responsável pelo calendário deve guardar informações relevantes, como por exemplo:

Qual é a importância de um calendário de social media?

Em geral, a importância de um calendário de social media é organizar a produção para as redes sociais. Assim, apresentar os itens apontados acima de forma clara no planejamento facilita muito na hora de colocar a mão na massa. 

Após a adoção do calendário, é mais fácil analisar os erros e acertos na administração da página. Dessa forma, o social media pode revisitar o que já foi feito e observar os conteúdos que obtiveram mais sucesso.

Diferença entre Calendário editorial e Calendário de Social Media

Algumas pessoas podem encontrar semelhanças entre um calendário de social media e um editorial, sendo difícil entender o que diferencia os dois.

No entanto, o contraste primordial entre um calendário editorial e um de social media é o foco do planejamento. Enquanto o editorial contempla diversas plataformas e meios de comunicação além dos digitais, o de social media é voltado para as redes sociais.

O calendário de social media não substitui um editorial. Ambos devem trabalhar juntos para alcançar os melhores resultados para a marca.

Dicas para criar um calendário de social media

Entendeu o que é um calendário de social media e sua importância para o gerenciamento de redes? Então vamos às melhores dicas para criar um planejamento eficaz para a sua página.

Uma persona é um modelo de cliente ideal, ou seja, uma representação que reúne as principais características de um público. Ela facilita muito na hora de planejar conteúdo, visto que possibilita entender o que a audiência prefere e consome.

Porém, criar uma persona exige conhecer o público mais cativo. Por isso é essencial utilizar métricas que informem gênero, faixa etária, localidade e outras informações que auxiliem na criação deste cliente ideal.

As redes sociais estão abarrotadas de mesmice, então é preciso criar uma identidade própria para fugir dela. Porém, não basta se diferenciar sem que haja uma coerência.

Mulher usando o celular
Toda marca que deseja se destacar deve ter sua própria personalidade | Pixabay

Um calendário de social media precisa refletir tanto a identidade da marca quanto manter a coerência em suas publicações. Deste modo, o público irá reconhecer de cara o que aquela marca tem a oferecer.

Não é porque uma página deve ter identidade própria que ela não pode se aproveitar de conteúdos virais. Afinal, muitas vezes há tendências que se encaixam bem na proposta da marca e que o público se identifica.

Mas atenção, como nas redes sociais as tendências surgem e desaparecem muito rápido, é preciso que a produção deste conteúdo não seja a longo prazo. Caso isso aconteça, há muitas chances da publicação ficar ultrapassada.

Esperamos que este texto te ajude a realizar um melhor gerenciamento de redes sociais, já que este é um dos segmentos mais importantes do marketing digital.

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