O que faz um Social Media?

A presença das redes sociais na vida dos brasileiros ganha força a cada ano. Segundo um estudo da agência de pesquisas Statista, nosso país é o quinto com maior número de usuários dessas mídias no mundo todo, com cerca de 159 milhões de pessoas as acessando diariamente. 

Não é à toa que as empresas também querem (e precisam) ocupar esse espaço digital. Para isso, elas contam com um profissional cada vez mais requisitado: o Social Media.

Apesar de importante, essa ocupação ainda é muito recente no mercado, de forma geral. Consequentemente, ela traz uma série de dúvidas: o que faz um Social Media, de fato? Onde vivem? Como se alimentam?

Piadas à parte, é comum mesmo não ter certeza sobre as nuances da profissão. Mas, hoje, vamos resolver isso! Até o final deste post, você terá muitas dúvidas a menos e muito conhecimento a mais. Vamos lá?

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Social Media.

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O que é um Social Media?

O Social Media é um cargo de alto valor dentro do marketing digital. Ele é o responsável pela presença de uma ou mais marcas nas redes sociais, sendo as principais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e, mais recentemente, TikTok. Outras também podem fazer parte do escopo, dependendo do caso (como Youtube ou Pinterest, por exemplo). 

Contudo, estar apenas presente não é o suficiente para que uma empresa alcance os resultados esperados de uma estratégia digital. Por isso, o trabalho desse profissional não se trata de fazer qualquer tipo de post e alimentar um perfil de tempos em tempos. Trata-se, na verdade, de um ofício extremamente estratégico.

O Social Media, ou uma equipe de Social Media, é responsável pelo planejamento, calendário editorial, produção de posts, publicação, interação com o público e análise de dados. Nem sempre todas essas funções recaem sobre a mesma pessoa, mas, em algumas situações — especialmente em empresas pequenas —, pode acontecer.

Mulher utilizando um smartphone com conceitos de social media
Tudo que é postado em redes sociais profissionais deve ter sido planejado estrategicamente | Freepik

O que um Social Media faz?

Para atingir todos os objetivos do marketing (os quais vamos explorar mais um pouco em breve), o Social Media tem uma série de atribuições. 

Vamos conhecer melhor algumas das principais?

Planejamento e cronograma

A frequência é um dos pilares da sobrevivência digital. Para construir um espaço próprio e ganhar relevância nas redes sociais, é necessário postar com consistência, o que exige organização. 

Essa etapa tem duas fases: o planejamento e a criação do cronograma. O planejamento deve ser feito a partir de análises anteriores, se for o caso, ou a partir de estudos específicos para começar o trabalho com uma nova marca.

Em outras palavras, o planejamento é estratégico e se baseia nas boas práticas observadas no mercado e nas redes utilizadas. Ele pode incluir o uso de algumas ferramentas, como o Google Trends para descobrir assuntos em alta, ou relatórios de desempenho para identificar os melhores dias e horários de postagem.

Com o planejamento pronto, o profissional consegue estruturar um cronograma semanal, mensal, semestral ou com qualquer periodicidade que preferir. É a partir dele que as publicações serão programadas.

Pontos importantes a serem considerados no planejamento também incluem:

Produção de conteúdo

A produção é o que sustenta tudo — sem conteúdo, não há posts. Por isso, é comum que algumas empresas separem essa função entre diferentes Social Medias, visto que a criação pode exigir bastante tempo, especialmente quando se inclui também a parte gráfica de cada post. 

As orientações sobre o que deve ser criado surgem a partir do planejamento na etapa anterior. Lá são definidos os temas de cada mês, por exemplo, e são desenvolvidas algumas indicações para o produtor.

De qualquer modo, a criatividade entra em ação aqui e é vital para o sucesso das publicações. Os melhores produtores são aqueles que trazem ideias e sugestões, seguindo a identidade visual e a linguagem da marca, mas sem se prender a uma só fórmula.

Existem aplicativos ótimos para ajudar os profissionais nesse momento, principalmente na criação artística e no uso de fotos e vídeos. De uma forma ou de outra, dá para agilizar e também trazer novas propostas.

Publicação

Teoricamente, a publicação em si não tem segredo. Afinal, se você é usuário das redes sociais, é provável que já saiba como esses processos funcionam. Contudo, quando se trata de uma estratégia de marketing, é importante ficar atento a algumas questões.

Marcações são importantes, quando possível, e o uso de hashtags em determinadas mídias também. Alguns produtores já entregam o conteúdo com as hashtags, outros não. O Social Media deve ficar atento para incluí-las, especialmente no Instagram, mas sem exagero. Elas podem ser definidas no planejamento, também.

Outro ponto desta etapa é que a publicação de diversos posts, mais ainda de diversos perfis, pode se tornar extremamente difícil de fazer manualmente. Para não sobrecarregar ninguém e nem correr o risco de esquecer algum post, a programação de posts é ideal.

Dá uma olhada nessas recomendações de apps para programar posts no Instagram (mas que também podem, em alguns casos, serem usados para outras redes):


Monitoramento

O monitoramento diz respeito não apenas aos perfis gerenciados, mas ao mundo que os cercam. Isso significa que ficar atento às trends, novidades, polêmicas, hashtags mais usadas etc. são maneiras de incluir a marca nos assuntos do momento. 

Mas, quando se trata da própria marca, o monitoramento é ainda mais importante para acompanhar o que está sendo dito sobre ela, mesmo fora das páginas oficiais. Grupos no Facebook ou no LinkedIn, posts soltos no Twitter, vídeos no YouTube, stories de clientes, são todos locais em que a empresa pode estar sendo mencionada. Fora das redes sociais também, inclusive — o Reclame Aqui, por exemplo, é um site que deve sempre ser acompanhado e respondido.

Interatividade e SAC 2.0

Por falar em responder, nada como interatividade para usar as redes sociais da forma correta! Até porque não seriam “sociais” se não houvesse troca, certo?

Essa função é essencial para construir uma comunidade, tanto que muitas vezes não está nas mãos do Social Media em si, mas sim de um profissional chamado Community Manager (Gerente de Comunidade, em tradução literal).

Responder comentários, menções e mensagens privadas mostra que a conta está dando atenção aos seus seguidores, além de melhorar as taxas de engajamento. Mesmo quando são falas negativas, é fundamental que exista uma resposta e uma tentativa de melhorar a experiência negativa. Lembre-se que outros clientes em potencial estão de olho no que as pessoas estão falando!

Análise

Por fim, a análise de dados é a pavimentação do crescimento de qualquer canal. Sem ela, toda nova ação será baseada apenas em achismo e sorte, e a internet, de forma geral, funciona com métricas e números.

Várias análises possíveis ajudam a definir novas práticas ou verificar a efetividade das que já estão em curso. Por exemplo: formatos que mais engajam, tipos mais comuns de engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos), comparativos periódicos de engajamento e/ou seguidores, entre outros dados.

Com o tempo, mais e mais relatórios com essas informações vão sendo criados. Aos poucos, torna-se possível encontrar mais respostas do que perguntas.

Imagem vetorial representando uma mulher analisando dados que estão sendo impressos em um aparelho celular
Toda estratégia de marketing digital exige a análise de dados | Freepik

Como é o dia a dia do Social Media?

Com as atribuições acima, já dá para ter uma boa ideia de como um Social Media trabalha. Mas como isso tudo é realizado no dia a dia?

Cada empresa e cada profissional tem sua própria forma de atuação, é claro, mas algumas práticas são mais populares que outras. Para organizar a rotina, geralmente são avaliadas:

Esse último tema é relacionado ao monitoramento, mas vale ser mencionado mais uma vez. Por mais que a maior parte das publicações não ocasione nenhum furor muito grande, nunca dá para ter certeza de como as pessoas vão reagir a qualquer coisa. Portanto, tudo que é postado tem potencial de exigir alguma intervenção, desde uma simples resposta a um comentário até um gerenciamento de crise de imagem.

Se isso te faz pensar que o cotidiano do Social Media é cheio de surpresas, vamos te contar a verdade… você acertou! Pelo menos até certo ponto. Não porque todo dia é caótico, mas porque a flexibilidade e adaptabilidade são importantes, nesse e em outras funções dentro do escopo do marketing de conteúdo.

Ou seja, o profissional pode passar meses apenas acompanhando todo o trabalho, produzindo, postando, analisando, redirecionando — e então precisar criar toda uma campanha em cima de um acontecimento inesperado, ou resolver um problema causado por comentários fora dos perfis que nada tem a ver com o trabalho do Social Media em si.

Mas nada de se assustar! Normalmente, o trabalho desse profissional será tão previsível quanto sua organização permitir. Por exemplo, ele pode realizar uma análise e novo planejamento a cada semestre; um cronograma a cada trimestre; uma série de produções durante uma semana por mês; e monitoramento e interação diariamente.

Os detalhes são variáveis, mas, a grosso modo, a organização temporal costuma se dividir assim: por ano, semestre, mês, semana e dia. Dentro disso, ocasiões sazonais — como o Natal ou o mês do Orgulho LGBTQIAP+ — naturalmente impactam no planejamento e na produção.

Qual a importância do Social Media?

Como vivemos em uma era de alta velocidade e excesso de informações, alguns gestores pensam que o sucesso digital vem da quantidade. Muitos posts significam bastante alcance, teoricamente. 

Entretanto, na prática, não é assim que acontece. A geração de valor é o que realmente destaca uma marca. Não é à toa que Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO são itens imprescindíveis nas estratégias digitais.

É aí que se mostra a importância do Social Media. Ao planejar estrategicamente e produzir conteúdos relevantes, ele posiciona a empresa corretamente no mundo online. Não só marca presença, como cria uma imagem no imaginário do público que, aos poucos, vai se familiarizando e confiando na marca.

Esse processo facilita a jornada do usuário como consumidor. Em outras palavras, as redes sociais podem trazer conversões, vendas e o eventual aumento de faturamento da empresa. É um método de marketing a ser levado muito a sério!

Outro ponto de vista notável nesse quesito é a importância do Social Media de evitar problemas. Afinal, as redes formam comunidades, e as pessoas falam entre si. Quando algo negativo acontece em relação à empresa, as mídias sociais são os canais de comunicação mais rápidos e diretos para falar com os clientes sobre o assunto.

Da mesma forma, um post errado pode ser o pivô de uma crise de imagem. Portanto, o profissional deve agir com muita responsabilidade para não criar polêmicas ou conflitos. Isso inclui cuidados com as possíveis interpretações sobre os conteúdos — inclusive, por isso, é sempre ideal que mais de uma pessoa verifique o que vai ser postado. Visões diferenciadas podem perceber nuances novas.

Arte imitando um stencil de uma mão segurando um celular e o balão de likes de Instagram apontando uma curtida
Engajamento só é possível com estratégia | Unsplash

Como se tornar um Social Media?

Se você chegou até aqui e se identificou com essa carreira, é hora de entender o caminho para seguir a jornada das redes sociais. 

O primeiro passo é, claro, o estudo. Algumas graduações tradicionais são populares na área, como Publicidade e Propaganda ou Jornalismo, mas o que vai ensinar, de fato, como trabalhar na área, são os cursos especializados.

Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, entre outras categorias de Marketing Digital, são importantes para entender todo o contexto do marketing na internet. Gestão de Tráfego Pago também é especialmente relevante, visto que o crescimento orgânico não é a única maneira de alcançar o sucesso nas redes. Na verdade, é bem comum que anúncios e impulsionamentos de posts sejam necessários para atingir metas.

Depois de aprender o básico, vale muito a pena continuar se aperfeiçoando. As regras da internet mudam rapidamente, então nunca deixe de se atualizar. É uma dica que vale também para explorar as próprias plataformas de cada rede social. Aprenda como usar suas ferramentas e recursos, explore como usuário e não apenas como profissional.

Com aprendizado e um perfil proativo, as chances de entrar no mercado se tornam muito mais reais. Tudo começa com o investimento no seu futuro.

Portanto, se você gostou da ideia e quer mesmo ser um Social Media, não precisa perder tempo! Conheça agora mesmo os principais cursos do Instituto Infnet e inicie seus estudos.

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