Neste artigo você encontrará:
Mesmo antes da pandemia da Covid-19, em média, 78% das empresas brasileiras estavam presentes nas redes sociais, revelou uma pesquisa do Centro Regional de Estudos para a Sociedade da Informação (CETIC). Com isso, surge uma nova função no mercado: o gestor de mídias sociais, ou social media.
Mas, você sabe como ser social media? Por onde começar? Conhece as responsabilidades e habilidades requeridas para essa função? Neste artigo, entenda como aproveitar esse mercado e dar os primeiros passos na área. Boa leitura!
Baixe o guia completo sobre
Social Media.
O que faz um social media?
Como a profissão de social media ainda é recente e não existe uma regulamentação acerca dela no Brasil, é comum que atividades para além de planejar e gerenciar mídias sociais sejam delegadas a esse profissional.
Sobretudo em empresas pequenas, onde a equipe de comunicação é reduzida, é possível que o social media seja encarregado da criação de peças gráficas, da produção de copy ou da captação de vídeos e fotografias para as redes.
Contudo, é consenso entre a maioria dos pesquisadores de Marketing que o social media é um profissional mais tático, responsável por desenvolver estratégias, elaborar planejamentos, gerenciar, monitorar e medir os resultados das redes sociais de uma marca.

Como ser um social media: passo a passo
Agora que você já sabe o que faz um social media, é hora de entender como você pode se tornar esse tipo de profissional.
Na prática, não é necessário ter registro profissional para exercer a atividade. Por isso, contar com formações na área é essencial para comprovar habilidades e pode ajudar o gestor de mídias iniciante a se destacar no mercado.
Um passo a passo básico para ser social media inclui:
- 1. Fazer cursos rápidos e intensivos, como bootcamps, por exemplo, para se especializar na área;
- 2. Manter-se atento às novidades e atualizações divulgadas pelas redes sociais;
- 3. Acompanhar concorrentes e referências em mídia social, para colher ideias e se inspirar;
- 4. Buscar seus primeiros clientes e entender o negócio deles, o público alvo e as necessidades, a fim de desenvolver estratégias mais assertivas;
- 5. Procurar projetos voluntários. Caso tenha dificuldades em encontrar clientes, comece a desenhar estratégias de social media para empresas de amigos e familiares, por exemplo;
- 6. Construir um portfólio de social media para apresentar seus trabalhos e captar ainda mais clientes, depois de ter alguns projetos realizados;
- 7. Mesmo após conquistar clientes, lembrar-se de retornar aos passos 1 e 2 desta série. Manter-se atualizado e seguir se especializando.
Com essas ações em mente, você estará qualificado(a) para dar os primeiros passos e começar a atuar como social media.
O que esperar do trabalho em Social Media
O trabalho com redes sociais é extremamente dinâmico. Logo, para atuar nessa área é preciso ter adaptabilidade e flexibilidade como valores.
Mas atenção! O dia a dia de um gestor de mídias envolve também muitas atividades introspectivas, principalmente quando o assunto é desenho de estratégias, planejamento de conteúdo e monitoramento de redes sociais. Porém, embora seja conhecido como um profissional criativo, é preciso também colocar foco na aprendizagem de métricas e indicadores para medir resultados.

Quanto ganha um social media?
Não há um piso salarial mínimo para o profissional de social media. Contudo, segundo a plataforma Glassdoor, a remuneração no Brasil é de, em média, R$ 2,1 mil/mensais. A depender da região, o salário pode superar os R$4 mil.
Além disso, esses profissionais podem trabalhar como freelancers. Neste caso, a remuneração é variável, e vai depender do seu número de clientes e do quanto você vai cobrar pelos serviços de social media.
Pronto! Agora que você já sabe o que faz e quanto ganha um gestor de mídias sociais, é hora de dar os primeiros passos para ser um social media.
Comece buscando cursos intensivos na área de Marketing, ou mesmo uma graduação de Marketing. Para dar o pontapé inicial na sua formação e alavancar seu currículo, priorize instituições bem avaliadas, como o Infnet, cuja graduação recebeu nota máxima no MEC.