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Não dá para se aventurar no marketing digital sem criar uma conta no Instagram. Com mais de 100 milhões de usuários no Brasil, esta plataforma é uma ótima ferramenta de social media para quem quer potencializar suas vendas online.
Porém, muito além de apenas criar uma conta para divulgar seus produtos e serviços, é necessário ter uma estratégia para utilizar essa rede. Por isso, separamos algumas dicas sobre como usar o Instagram como ferramenta para social media.
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Prós de usar o Instagram na estratégia
Não há como negar que o Instagram tem um alcance imenso. Por meio desta rede, diversas pessoas e marcas conquistaram um destaque. Essa visibilidade permitiu que elas se consolidassem no mercado, criando uma imagem forte e aumentando seus lucros.
O próprio Instagram já entendeu que é uma ferramenta eficaz. Nos últimos anos, a plataforma criou mecanismos para facilitar a divulgação de pessoas e produtos que desejam ganhar relevância por meio dela. Assim, muito mais do que uma rede para compartilhar imagens, o Insta se tornou um amplo mercado, com milhões de clientes disponíveis.
Os quase 1,5 bilhões de usuários mundiais também estão conscientes que o Insta é uma ferramenta de vendas e estão direcionando seu comportamento para isso. Atualmente, está cada vez mais comum acessar a rede em busca de realizar uma compra específica.
Por conta disso, dispensar essa plataforma é perder um grande palco no meio online. Assim, cabe ao social media trabalhar com esta ferramenta para alcançar os resultados desejados. No entanto, como qualquer outro meio, há prós e contras no seu uso.

Contras de usar o Instagram na estratégia
O principal problema ao utilizar o Instagram é ficar refém do algoritmo. Dessa forma, apesar de adotar uma boa estratégia, o conteúdo ainda pode sofrer uma espécie de “boicote” da própria rede e nunca chegar ao público para o qual ele foi produzido.
Além disso, ainda que o Instagram seja uma rede com muitos recursos, há limitações em alguns quesitos. Por exemplo, existem poucas opções para personalizar o perfil, o que faz todos serem bastante similares.
Outra desvantagem é que o público é mais segmentado, em razão de ser uma plataforma mais jovem. Por conta disso, quem trabalha com produtos para um público mais velho pode sentir dificuldades de encontrar seu alvo no Instagram.
Dicas para usar o Instagram como ferramenta de social media
Entretanto, mesmo que existam algumas desvantagens no uso da plataforma, elas não se sobressaem aos benefícios que a rede traz. Por isso, vale muito a pena aplicar o Instagram em uma estratégia de vendas. Ainda mais para aqueles que desejam explorar todos os recursos que essa plataforma tem a oferecer.
E para quem ainda não sabe como usar o Instagram como ferramenta de social media, vamos abordar agora algumas dicas.
- Utilize a conta comercial
O Instagram oferece a possibilidade de configurar uma conta para uso pessoal ou comercial, e utilizar esse instrumento a favor da marca é muito importante. Portanto, um perfil comercial deve habilitar a conta para que seja reconhecido como tal.
O perfil configurado oferece certas vantagens em relação ao pessoal, a começar pelo fato dele entregar algumas métricas, informando números sobre as visitas ao perfil, as interações com publicação e a possibilidade de impulsionar anúncios.
- Faça seus seguidores terem engajamento com a página
Há várias formas de manter o público do Instagram bem engajado. Para começar, o ideal é manter um cronograma de publicações organizado. Assim, os usuários terão sempre algo para consumir na página da marca. Este calendário de posts pode valer tanto para o feed quanto para stories e transmissões ao vivo.

Além das publicações em si, o engajamento também surge a partir das interações da página com o seu público. Dessa forma, responder comentários e mensagens de forma rápida e eficaz são indispensáveis.
- Tenha uma bio chamativa
A bio é o primeiro contato do público com a página e deve tirar as principais dúvidas em relação à marca. Por isso, é importante que contenha informações sobre os serviços e produtos oferecidos, onde a empresa atua e como entrar em contato.
Mas atenção, o ideal é não ter uma bio poluída. Por isso, traga os dados de forma contida e precisa. Se for necessário, apresente um link com mais informações.
- Realize cursos sobre o mercado digital
A maioria dos cursos sobre marketing digital oferecidos trazem boas noções sobre como utilizar o Instagram. Por isso, um social media que deseja combinar essa rede deve procurar cursos e bootcamps.