Neste artigo você encontrará:
Um bom social media não somente pensa e põe em prática estratégias, como também realiza o monitoramento das mídias sociais. Afinal, somente por meio de análises aprofundadas é possível observar o que está dando certo e o que não está obtendo resultados positivos.
A boa notícia para os profissionais dessa área é que atualmente existem mais ferramentas que facilitam essa gestão de dados. Deste modo, realizar uma análise está cada vez mais fácil e preciso.
Confira agora algumas ferramentas indispensáveis para o monitoramento de mídias sociais:
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Social Media.
Como fazer uma análise de mídias sociais
Para um monitoramento eficaz das mídias sociais, o primeiro passo é avaliar o desempenho obtido. Enquanto muitas pessoas acreditam que isso seja sinônimo de engajamento, na verdade, o desempenho da rede se refere a algo muito mais amplo.

Por isso, ao realizar uma análise é preciso ir além de anotar quantas pessoas curtiram ou comentaram. Mais do que isso, é necessário ver se houve conversão, se o conteúdo das redes despertou interesse no público e como os usuários agiram a partir daí.
Além disso, ao monitorar uma mídia social é possível traçar um perfil de clientes que mais interagem com a página. Dessa forma, o Social Media tem uma concepção bem mais precisa do público com quem trabalha.
Indicadores importantes de serem avaliados
Por conta disso, além de curtidas e comentários, os indicadores mais importantes para serem avaliados incluem o gênero, a faixa etária e a geolocalização.
Enquanto os dados demográficos auxiliam o Social Media a entender onde o conteúdo dele está sendo acessado e qual é a amplitude alcançada, indicadores com gênero e faixa etária auxiliam a entender com quem o conteúdo está se comunicando.
Outro indicador interessante é a quantidade de perfis ativos que interagem com a rede social. Essa interação é ampla, e pode incluir quem visita a página, quem salva e envia conteúdo, e até quem acessa links ou compartilha algo relacionado ao perfil.
As melhores ferramentas para fazer análise de mídias sociais
Agora, vamos finalmente encontrar as melhores ferramentas para monitoramento de mídias sociais. Cada uma delas possui uma função específica, e por isso cabe ao social media adotar a que lhe for mais conveniente.

Dê uma olhada nas principais ferramentas que podem te auxiliar a gerenciar sua rede social e te colocar em uma papel de destaque dentro do Marketing Digital:
- Google Analytics
Não tem como pensar em monitoramento de mídias sociais e desconsiderar a ferramenta mais utilizada no mercado. O Google Analytics oferece informações gerais sobre o perfil monitorado, além de dados claros sobre quem acompanha a página.
A própria plataforma já faz uma análise bem completa dos dados, o que facilita a vida do Social Media. Tudo isso sem custo, uma ótima solução para quem não está disposto em investir um valor considerável para realizar o monitoramento.
- RD Station Marketing
Já para quem está em busca de uma ferramenta ainda mais completa, a RD Station Marketing é uma alternativa certeira. O seu grande diferencial é a capacidade de avaliar as conversões reais que se deram a partir das mídias monitoradas.
Além disso, o RD Station também é uma plataforma que propicia uma maior organização ao Social Media, uma vez que conta com calendário para planejamento e agendamento de posts.
- Similar Web
Quem trabalha com redes sociais sempre precisa estar atento ao que a concorrência está fazendo. E para isso, nada melhor do que o Similar Web, uma ferramenta que oferece dados completos sobre diversos sites e páginas da internet.
Assim, quem o utiliza, tem acesso a informações importantes, como o número de acessos, taxa de rejeição, perfil do público e muito mais.
Se você quer descobrir outras ferramentas essenciais para um social media, o nosso curso de Marketing Digital pode te ajudar.