Como montar um plano de
Social Media Marketing?

Neste artigo você encontrará:

hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "6010218", formId: "8bed789f-3b92-4600-b770-471d95b61e93" });

O sucesso nas redes sociais depende inteiramente de um bom plano de Social Media Marketing. Não é só postar para conquistar seguidores e engajamento; é preciso ter estratégia. Afinal, a internet é um campo gigantesco em que milhões de empresas estão tentando chamar a atenção do público. 

Para se destacar, não adianta apenas estar presente. Existem boas práticas para melhorar o desempenho em cada plataforma, além de ferramentas e táticas específicas.

Se você quer melhorar sua estratégia nas redes sociais, seja para alavancar seu negócio ou para ser um profissional de Social Media você mesmo, chegou ao post certo. Continue lendo e veja como montar um plano de Social Media arrasador!

Ícones de redes sociais e emojis em 3D
Organização é a melhor amiga de qualquer Social Media | Freepik

Baixe o guia completo sobre

Social Media.

hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "6010218", formId: "8bed789f-3b92-4600-b770-471d95b61e93" });

O que é Social Media Marketing?

Antes de prosseguirmos com o plano em si, é importante alinhar as expectativas e relembrar conceitos.

Quando falamos em marketing de redes sociais, falamos em marketing de conteúdo, principalmente. O tipo de conteúdo sempre atende a um público ideal.

Além disso, outros detalhes técnicos são impactantes nas estratégias digitais. Frequência de postagem, formatos de posts, objetivos, interatividade com a audiência, entre outros, são fatores essenciais.

Tudo isso é determinado a partir do planejamento. Por isso ele é fundamental: é a partir daí que todo o trabalho será desenvolvido. Portanto, vamos lá!

Montando um plano de Social Media

Um plano completo pode ter diversas seções e se desmembrar em vários detalhes, mas sempre terá certos pilares. Os principais são:

Qualquer plano precisa de um objetivo. Como você saberá que foi bem-sucedido se não souber onde está querendo chegar, certo?

A definição de uma ou mais metas é o primeiro passo, mas, atente-se para manter o pé no chão. Estabeleça um escopo e um prazo, sempre sendo realista. Por exemplo, é improvável que você alcance milhares de seguidores rapidamente se começar do zero e trabalhar apenas organicamente. Mas você pode estimar um número menor, específico, ou mesmo buscar outros objetivos, como taxa de engajamento, geração de leads e afins.

Nenhuma estratégia é comprovada sem métricas. Assim que a meta for definida, você precisa descobrir como chegar até ela.

Os indicadores de performance servem para isso. Taxas de engajamento, número de seguidores — existem várias opções. Cada uma conta uma história, é só saber analisá-las.

Com quem a empresa quer falar? Cada marca tem seu público e, por mais que todos estejam na internet em algum nível, eles estão em espaços diferentes. É importante encontrá-los para não perder tempo produzindo para as pessoas erradas.

Isso pode ser realizado com uma pesquisa entre os clientes que a empresa já tem, ou uma pesquisa de mercado, entre os concorrentes. Monte uma persona — e sempre se baseie em dados, não em achismos!

Se os públicos estão em lugares diferentes, não são todas as redes sociais que valem a pena para a mesma estratégia. É claro que as principais costumam ser as mais importantes, mas existem variações.

Por exemplo, empresas B2B — que vendem produtos ou serviços para outras empresas — podem ter melhores resultados de conversão no LinkedIn do que no Instagram. Já lojas com produtos apelativos visualmente se dão melhor em redes com foco em fotos e vídeos.

Escolha com sabedoria e lembre-se que cada plataforma tem suas particularidades!

Algumas ferramentas são especialmente úteis para trabalhar nas redes e, se possível, devem já ser definidas no plano de Social Media. Podem ser desde programadores de posts até aplicativos variados para ajudar nas criações para Instagram.

Já os processos dependem da equipe e podem ser bem flexíveis. Ainda assim, é uma boa ideia determinar quem fica responsável pelo que, em que ordem, com quais prazos aproximados etc.

Hora de olhar o calendário! A frequência de postagens é essencial para alimentar o algoritmo das redes e permitir o crescimento exponencial da conta. Não esqueça de incluir datas importantes para a marca. Eventualmente, reveja o cronograma quando souber os dias e horários de maior alcance.

Posts sazonais costumam ser indicados para todos os segmentos | Freepik

Mãos à obra!

O plano de Social Media Marketing serve como uma base sólida para que o profissional estruture a produção de conteúdo e a publicação. Com ele finalizado, você já pode iniciar os trabalhos. 

Mas lembre-se, ele não precisa ser engessado! Pelo contrário, é possível flexibilizá-lo para atender a demandas urgentes, imprevistos e oportunidades.

Afinal, o perfil de um Social Media requer adaptabilidade. Quer aprender outras competências necessárias para essa profissão? Confira os cursos do Infnet na área!

Baixe o guia completo sobre

Social Media

hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "6010218", formId: "8bed789f-3b92-4600-b770-471d95b61e93" });