Neste artigo você encontrará:
Cada vez mais, as empresas estão à procura de profissionais especializados em gestão de redes sociais. Mas, você sabe o que é social media management – ou, gerenciamento de redes sociais – e como fazer uma boa gestão das redes de uma instituição? Continue lendo o texto para tirar estas dúvidas e saber mais.
Baixe o guia completo sobre
Social Media.
O que é social media management?

O termo em inglês, como visto acima, se traduz para gerenciamento de redes sociais. Embora pareça ser algo óbvio, muitas pessoas não sabem do que se trata e como fazê-lo profissionalmente. Atuar como social media, nome dado à profissão, é um trabalho complexo que exige estudo e habilidades importantes no cotidiano.
Em outro artigo, falamos sobre o que é publicidade em redes sociais e como as redes sociais se tornaram importantes vitrines para as empresas divulgarem seus produtos e serviços. Muito além de uma nova mídia de publicidade, elas também se tornaram um indispensável canal de comunicação para consumidores e clientes em potencial.
Dessa forma, assim como em qualquer canal de comunicação oficial de uma empresa, é necessário que haja um profissional especializado responsável por gerenciá-la. Uma simples publicação mal pensada ou uma resposta inadequada a um usuário pode se tornar uma catástrofe que ultrapassa o mundo digital e gerar grandes consequências e prejuízos.
Mas então, como é feito um gerenciamento de redes sociais e quais as dicas para fazer uma boa gestão e evitar problemas?
Como fazer uma boa gestão de redes sociais?
A boa gestão de redes sociais não acontece de um dia para o outro, ela precisa unir uma série de pontos importantes e bem executados, como estes que vamos listar a seguir:
- Conhecer bem o público
Toda estratégia de marketing ou de publicidade precisa começar com uma boa pesquisa sobre o público-alvo, a fim de conhecer seus hábitos e comportamentos, uma vez que eles influenciam totalmente no planejamento e na forma da empresa se comunicar ou vender.
Nesta primeira etapa você pode descobrir quais redes sociais e canais de mídia são mais utilizados pela persona para focar seus esforços nelas e não perder tempo em outras que podem não trazer seu resultado esperado
Outro motivo para conhecer bem seu público é levar em conta que o gerenciamento de redes sociais inclui uma interação que ultrapassa a mera publicação de posts e stories e requer relacionamento, e isso precisa ser construído com tempo, dedicação e muito estudo.
Lembre-se de que a comunicação não é um monólogo, e sim um diálogo, portanto é preciso responder as pessoas da melhor maneira e o mais rápido possível.
E atenção a um detalhe muito importante: gestão de redes sociais com certeza não pode ser só vender. Então, nada de querer atender apenas quem deseja comprar ou fazer um elogio, ou ficar somente postando os produtos e serviços, mas ignorar os clientes que estão fazendo sugestões e até mesmo reclamações. Cada pessoa é importante e precisa ser devidamente atendida. É necessário pensar na comunicação como um todo e diversificar o conteúdo.
- Desenvolver um bom planejamento

Uma vez que você conhece o seu público, fica mais fácil elaborar um planejamento coerente com características importantes do seu perfil como suas dores, desejos, linguagem e hábitos.Além de contemplar o perfil, o planejamento deve conter o plano editorial, ou seja, uma previsão dos conteúdos e sua frequência em cada rede ou canal, a fim de garantir uma comunicação eficaz.
Um plano bem estruturado evita também imprevistos e grandes problemas com publicações mal pensadas. Nada de criar conteúdo em cima da hora, salvo exceção em alguma oportunidade editorial não prevista, como uma notícia repentina que seja relevante.
- Conhecer as ferramentas e saber executar as estratégias
Não adianta ter briefing, pesquisa e planejamento excelentes, mas não ter o conhecimento técnico necessário para cada ferramenta e estratégia na hora de executá-las. Atuar como social media requer uma boa base teórica alinhada à prática, além de constante estudo e atualização.
Felizmente, existem cursos de diferentes durações e modalidades, presenciais ou até mesmo 100% online, com certificação reconhecida em instituição renomada como o Instituto Infnet. Conheça nossos cursos!