O que é gerenciamento de redes sociais?

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Cada vez mais, as empresas estão à procura de profissionais especializados em gestão de redes sociais. Mas, você sabe o que é social media management – ou, gerenciamento de redes sociais – e como fazer uma boa gestão das redes de uma instituição? Continue lendo o texto para tirar estas dúvidas e saber mais.

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O que é social media management?

Bonequinhos vermelhos e azuis conectados por uma rede
Entenda o que é social media management | Bigstock

O termo em inglês, como visto acima, se traduz para gerenciamento de redes sociais. Embora pareça ser algo óbvio, muitas pessoas não sabem do que se trata e como fazê-lo profissionalmente.  Atuar como social media, nome dado à profissão, é um trabalho complexo que exige estudo e habilidades importantes no cotidiano.

Em outro artigo, falamos sobre o que é publicidade em redes sociais e como as redes sociais se tornaram importantes vitrines para as empresas divulgarem seus produtos e serviços. Muito além de uma nova mídia de publicidade, elas também se tornaram um indispensável canal de comunicação para consumidores e clientes em potencial.

Dessa forma, assim como em qualquer canal de comunicação oficial de uma empresa, é necessário que haja um profissional especializado responsável por gerenciá-la. Uma simples publicação mal pensada ou uma resposta inadequada a um usuário pode se tornar uma catástrofe que ultrapassa o mundo digital e gerar grandes consequências e prejuízos.

Mas então, como é feito um gerenciamento de redes sociais e quais as dicas para fazer uma boa gestão e evitar problemas?

Como fazer uma boa gestão de redes sociais?

A boa gestão de redes sociais não acontece de um dia para o outro, ela precisa unir uma série de pontos importantes e bem executados, como estes que vamos listar a seguir:

Toda estratégia de marketing ou de publicidade precisa começar com uma boa pesquisa sobre o público-alvo, a fim de conhecer seus hábitos e comportamentos, uma vez que eles influenciam totalmente no planejamento e na forma da empresa se comunicar ou vender.

Nesta primeira etapa você pode descobrir quais redes sociais e canais de mídia são mais utilizados pela persona para focar seus esforços nelas e não perder tempo em outras que podem não trazer seu resultado esperado

Outro motivo para conhecer bem seu público é levar em conta que o gerenciamento de redes sociais inclui uma interação que ultrapassa a mera publicação de posts e stories e requer relacionamento, e isso precisa ser construído com tempo, dedicação e muito estudo.

Lembre-se de que a comunicação não é um monólogo, e sim um diálogo, portanto é preciso responder as pessoas da melhor maneira e o mais rápido possível.

E atenção a um detalhe muito importante: gestão de redes sociais com certeza não pode ser só vender. Então, nada de querer atender apenas quem deseja comprar ou fazer um elogio, ou ficar somente postando os produtos e serviços, mas ignorar os clientes que estão fazendo sugestões e até mesmo reclamações. Cada pessoa é importante e precisa ser devidamente atendida. É necessário pensar na comunicação como um todo e diversificar o conteúdo.

Ilustração de pessoas em meio a ferramentas de trabalho para planejamento
Elaborando um bom planejamento | Bigstock

Uma vez que você conhece o seu público, fica mais fácil elaborar um planejamento coerente com características importantes do seu perfil como suas dores, desejos, linguagem e hábitos.Além de contemplar o perfil, o planejamento deve conter o plano editorial, ou seja, uma previsão dos conteúdos e sua frequência em cada rede ou canal, a fim de garantir uma comunicação eficaz.

Um plano bem estruturado evita também imprevistos e grandes problemas com publicações mal pensadas. Nada de criar conteúdo em cima da hora, salvo exceção em alguma oportunidade editorial não prevista, como uma notícia repentina que seja relevante.

Não adianta ter briefing, pesquisa e planejamento excelentes, mas não ter o conhecimento técnico necessário para cada ferramenta e estratégia na hora de executá-las. Atuar como social media requer uma boa base teórica alinhada à prática, além de constante estudo e atualização.

Felizmente, existem cursos de diferentes durações e modalidades, presenciais ou até mesmo 100% online, com certificação reconhecida em instituição renomada como o Instituto Infnet. Conheça nossos cursos!

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