O que é Social Media Marketing?

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As redes sociais são o território mais importante da internet atualmente. A maioria das pessoas está nele. Você mesmo, quem sabe, tem uma ou duas notificações das suas contas esperando no seu celular.

Naturalmente, o marketing sempre vai até onde o público está. Então, faz todo o sentido que o Social Media Marketing seja a bola da vez no mundo dos negócios, não é?

O nome significa exatamente o que parece: marketing feito através das redes sociais. É um conceito simples, mas que engloba diversas ações e práticas para que os resultados sejam positivos.

Afinal, se quase todo mundo está nesse território, por que não é todo mundo que consegue fazer marketing digital por lá? E qual a importância, de fato, de ter esse tipo de atuação em uma empresa?

É isso que vamos descobrir. Continue lendo!

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Social Media.

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Ilustração de um homem e uma mulher com elementos do mundo virtual que representa o social media marketing
Social Media é sobre conexão com o seu público | Storyset / Freepik

Qual a importância do Social Media Marketing?

É possível perceber a verdadeira relevância de algumas táticas de marketing nos resultados que elas trazem para os negócios. No caso de Social Media, existem estudos de mercado e também métricas específicas para acompanhar esses resultados.

Por exemplo, o relatório Digital 2022: Global Overview, pela Hootsuite e a We Are Social, mostrou que 58,4% da população mundial possui pelo menos um perfil ativo em alguma rede social. Ou seja, é possível dizer que a maior parte das pessoas está ocupando esses espaços o tempo todo.

Estar onde o público está é o preâmbulo do marketing em qualquer instância. Vamos ver alguns outros princípios que tornam as plataformas sociais tão essenciais:

Ser encontrado

Além da presença em um local de alta movimentação, também é importante lembrar que até quem conhece a sua marca pode procurá-la online.

Atualmente, ter um ou mais perfis nas redes é tão importante quanto ter um site. É algo que transmite credibilidade e permite que as pessoas encontrem até as informações básicas sobre a empresa.

Interação e fidelização

A partir do momento que as marcas deixaram de estar apenas nas televisões e revistas, a relação com o consumidor mudou. Agora é possível criar um relacionamento, de fato, em conjunto. Interagir é um dos principais objetivos das redes sociais, afinal. Então é imprescindível fazer isso em alguns momentos.

Ao se mostrar disponível e solícita, a marca consegue atrair mais seguidores e não perder os que já tem. Fique atento: isso vale tanto para comentários quanto para mensagens privadas, em qualquer mídia.

Ilustação de um homem e uma mulher conversando representando elementos de Social Media Marketing
Curtidas são ótimas, mas nem só disso se faz uma rede social: cuide dos comentadores | Freepik

Posicionamento

Uma boa estratégia digital sempre envolve a criação de conteúdo relevante. Com o tempo, a empresa vai se tornando referência no assunto em que está abordando.

Isso vale para todo marketing de conteúdo, incluindo Social Media Marketing. Com um posicionamento de expert na área, mais pessoas confiam na marca e, consequentemente, compram seus produtos ou serviços.

O que um profissional de Social Media Marketing faz?

As atribuições de um especialista em redes sociais são variadas e, por isso, muitas vezes compartilhadas em uma equipe. Em alguns casos, porém — principalmente em empresas pequenas —, todas as funções recaem sobre a mesma pessoa.

Com isso, já é fácil imaginar que o perfil desse profissional é proativo, diversificado e multitarefa. Mas não se assuste: é possível aprender a lidar com as diferentes etapas do trabalho e adaptá-las em uma rotina produtiva. 

Resumidamente, um Social Media pode realizar os seguintes processos:

Como trabalhar com Social Media Marketing?

Se as atividades acima parecem ideais para você, Social Media pode ser sua nova carreira! Como vimos, é um cargo precioso e que carrega a imagem pública das empresas. Não é à toa que novas vagas para a área surgem aos montes todos os dias.

Algo imprescindível para ter sucesso neste ramo é estar sempre se atualizando. Afinal, já que as redes sociais estão mudando o tempo todo, o profissional que lida com elas precisa ficar atento para acompanhar.

De qualquer modo, algumas competências servem para os processos mais frequentes do trabalho. Ser organizado, saber estabelecer metas realistas e ter um perfil analítico são pontos-chave para um Social Media.

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