O que é um influenciador digital?

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O mercado de marketing brasileiro tem passado por constantes atualizações. Muitas delas, inclusive, levam novas tendências para esse meio. O surgimento do metaverso e a comercialização de produtos através de mídias sociais, por exemplo, são algumas das tendências que tem aberto espaço para que diversas pessoas se tornem influentes nos seus assuntos de interesse, momento em que podem convencer públicos e consumirem produtos divulgados por eles.

Se você quer entender melhor o papel dessa figura no marketing digital, acompanhe a leitura do post abaixo, onde explicaremos sobre o assunto.

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O que são influenciadores digitais e como podem contribuir para um negócio?

Homem negro vlogger utilizando um smartphone para gravar seu podcast no estúdio
Uma das profissões mais atraentes nos dias atuais é a de influenciador digital | Freepik

Influenciadores digitais são profissionais que produzem conteúdos para internet, onde mantêm uma base variável de seguidores com os quais realizam interações.

Nessa relação, esses profissionais abordam questões do cotidiano de seus seguidores e podem promover serviços ou produtos que sejam do interesse deles. Consequentemente, a interação entre a marca titular dos produtos e o público do influenciador será maior, aumentando as chances disso ser convertido em vendas. Esses profissionais devem usar mais de uma rede, justamente para que seu alcance seja maior. Nessas redes, eles podem contribuir para estratégias de marketing digital a partir de diversas ações, como:

Todas essas ações aumentam o número de engajamento com a marca, e podem trazer alta quantidade de conversão. A exemplo, pesquisas apontam que em 2021, 91% dos usuários conectados adquiriram produtos através de meios online.

Os influenciadores estão em alta e precisam marcar sua presença! Alguns nomes são mais comuns no mercado, como Jade Picon e Lucas Neto, mas é totalmente possível que novos nomes ganhem espaço nesse meio, podendo inclusive serem encontrados em plataformas e ferramentas específicas para esse fim.

Aliás, atualmente existem diferentes tipos de influenciadores, o que mostra a expansão dessas possibilidades e, de certa forma, a concorrência entre esses profissionais.

Os novos tipos de influenciadores digitais

Com o desenvolvimento de novas tecnologias, grandes marcas apostaram em criar seus próprios influenciadores digitais, denominados como influenciadores virtuais. Muitas vezes eles são criados a partir de animações 3D, e funcionam com o auxílio de inteligência artificial.

O exemplo mais famoso no Brasil, de longe, é a Lu, influenciadora digital do Magazine Luiza. Ela foi criada para reforçar a presença da marca e criar um veículo divertido entre os usuários e a companhia.

Entretanto, como um influenciador virtual contribui para a marca e sua utilização vem crescendo na atualidade, manter-se nesse mercado pode ser desafiador para os outros tipos de influenciadores, razão pela qual é fundamental explorar corretamente as possibilidades dessa profissão.

Fontes de renda para um digital influenciador

Pilha de moedas arrumadas em forma de gráfico de barras
Influenciadores digitais podem diversificar bastante suas fontes de renda | Freepik

Independentemente dos desafios, é importante considerar que existem muitas oportunidades que podem ser utilizadas como fontes de renda por influenciadores. Uma vez encontradas, seja por intermédio de plataformas ou mesmo contato direto a partir de redes sociais, ações monetizadas podem ser realizadas, como:

Também podem ser realizados trabalhos fora das plataformas, como comerciais ou aparecimento em vitrines. Tudo depende da estratégia de marketing e da campanha publicitária da empresa. 

O influenciador digital é uma peça fundamental em quaisquer campanhas, e traz, sim, resultados reais nos resultados de uma empresa. Se bem utilizado, pode trazer alta taxa de conversão e trazer força para a marca, motivo pela qual é totalmente recomendável apostar em um.

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