Neste artigo você encontrará:
Na hora de contratar um profissional, as empresas têm priorizado conhecer os trabalhos anteriores do seu futuro empregado. Por isso, se você pretende atuar com mídias digitais, ter um portfólio de social media é fundamental.
Mas como fazer esse portfólio? Neste artigo, apresentaremos algumas plataformas para construir seu dossiê de trabalhos na área e listamos as informações que não podem faltar nessa apresentação. Confira!
Baixe o guia completo sobre
Social Media.
Como criar um portfólio para social media: o que o mercado espera
Um relatório global de 2022 mostrou que a cada 100 pessoas na internet, 93 estão em alguma rede social. A mesma pesquisa revelou que, a cada mês, os usuários visitam mais de 7 redes diferentes. Assim, mais negócios se interessam em fortalecer sua presença nas distintas redes disponíveis.
Para isso, nos anos recentes, o mercado tem procurado no portfólio do social media características que indiquem:
- Versatilidade para se adequar aos diferentes formatos e linguagens de cada rede;
- Criatividade e capacidade para acompanhar tendências;
- Conhecimento de mercado, para entender o público, os objetivos do negócio, e construir a melhor presença digital possível;
Agora, veremos como destacar essas características no seu portfólio!
Informações que não podem faltar no seu portfólio de social media
Na hora de construir um portfólio, não basta apenas anexar links para alguns dos seus trabalhos. Lembre-se de que ele serve para demonstrar suas habilidades e potencial para atender às necessidades do negócio.
Assim, não se esqueça de incluir:
- Seu nome e a cidade, estado ou país onde você reside: mesmo que muitas oportunidades sejam remotas, o local onde você mora pode ajudar a criar conexões.
- Sua formação: lembre-se de valorizar a formação que melhor se adequa ao cargo de social media. Destaque também pós-graduações e cursos na área.
- Seus objetivos: o que você almeja precisa estar claro no seu portfólio. Dessa forma, especifique se você deseja prestar serviços pontuais, ajudar a marca a construir sua presença a médio e longo prazo, ou outro. Resuma isso em apenas uma frase.
- Atividades que você desempenha: dentro de social media, destaque o que você é capaz de fazer com excelência (planejamento, criação de peças gráficas, edição de vídeos curtos para redes, copy, etc);
- Seus melhores trabalhos: se você já tem alguma experiência na área, destaque os melhores projetos que você desenvolveu e de que forma atuou em cada um deles (quais etapas foram conduzidas por você, quais ferramentas utilizou, em quais redes sociais publicou)
- Seus contatos:parece óbvio, mas muitas pessoas esquecem de disponibilizar canais de contato claros e simples no portfólio. Considere incluir, no mínimo, seu e-mail.

4 ferramentas para montar seu portfólio social media
Agora que você já sabe o que não pode faltar em um portfólio de social media, é hora de escolher a plataforma para desenvolver esse material. Separamos quatro opções, confira!
- 1. Portfólio social media em PDF
Disponibilizar seu portfólio em PDF é uma boa maneira de distribuí-lo entre seus potenciais clientes. Para criá-lo, você pode usar ferramentas online e gratuitas, como o Canva.
Lembre-se de criar um arquivo leve e atrativo visualmente. Inclua, se possível, links clicáveis para seus canais de contato ou trabalhos. Além disso, divulgue seu portfólio nas redes. Uma das principais vantagens de um portfólio em PDF é poder compartilhá-lo facilmente no LinkedIn. Um exemplo desse tipo de divulgação está aqui.
- 2. Portfólio social em um site
Muitos profissionais ainda pensam que fazer um portfólio em formato de site é caro. Mas isso não é verdade!
Plataformas como WordPress e Wix permitem a criação de sites gratuitos. O Wix, por exemplo, disponibiliza templates gratuitos para criar seu portfólio de social media. Alguns exemplos de portfólios em formato de site para você se inspirar:
- 3. Portfólio social media no Behance
O Behance é uma plataforma popular entre designers, mas você pode usá-lo também para seu portfólio de social media.
Alguns exemplos de portfólios de social media para lhe inspirar são:
- 4. Portfólio social media no Notion
O Notion é uma aplicação (disponível online) para organizar conhecimentos, listas de tarefas, etapas de projetos e assim por diante. Recentemente, se popularizou no Brasil e tem sido utilizado para currículos e portfólios.
É possível encontrar dezenas de exemplos de portfólios de social media, entre outras funções do Marketing Digital, no Notion. Alguns modelos para você se inspirar:

Conclusão
Não importa se você está dando os primeiros passos como social media, ou se já tem alguns trabalhos realizados, um portfólio pode profissionalizar os seus serviços e ajudar você a conquistar mais clientes.
Algumas formações, como a graduação Live em Marketing do Infnet, permitem que você desenvolva projetos práticos, com base nos desafios reais das empresas. Esses trabalhos podem ajudar você a incrementar seu portfólio! Por fim, se o seu objetivo é colocar a mão na massa e obter clientes rapidamente, considere também os bootcamps em Marketing – cursos intensivos, 100% focados na prática. Quanto antes você começar, mais cedo terá reunido trabalhos para compor um portfólio de social media confiável.