Neste artigo você encontrará:
- O crescimento constante das redes sociais
- O que é publicidade em redes sociais ou social media advertising?
- Exemplos práticos
- Parâmetros de resultado e formas de cobrança dos social ads
- Diferença entre publicidade em redes sociais e publicidade tradicional
- O que é persona ou buyer persona?
- Como ingressar no mercado de publicidade nas redes sociais
O que é social media advertising ou o que é publicidade em redes sociais? Quais as diferenças entre a publicidade digital e a publicidade tradicional?
A área de social media advertising (ou publicidade em redes sociais) vem crescendo graças ao aumento no número de usuários e seus hábitos de compra online. Com isso, as redes sociais se tornam também grandes vitrines para a divulgação de produtos ou serviços e recebem cada vez mais investimento.
Dessa forma, com o crescente investimento de empresas na área, há também o aumento na demanda por profissionais capacitados para desenvolver e gerenciar as diversas formas de marketing nas redes sociais.
Se você tem interesse por esta área mas ainda tem dúvidas, continue lendo este texto! Vamos lhe explicar o que é publicidade em redes sociais, como ela é feita, quais as diferenças entre a publicidade online e a publicidade tradicional, bem como outras dicas importantes com exemplos práticos.
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O crescimento constante das redes sociais
Segundo relatório de 2022 feito em parceria entre We Are Social e Hootsuite, o Brasil tem 171,5 milhões de usuários ativos de redes sociais, o que equivale a 79,9% da população e representa um aumento de 14,3% em relação ao ano anterior.
O estudo aponta ainda que os brasileiros gastam, em média, 3h43m nas redes e que quase a totalidade de usuários (79,5%) buscam por marcas e produtos nas plataformas, o que reforça a importância das empresas estarem presentes nelas e da grande oportunidade de divulgação.
Para se ter uma noção do tamanho do mercado nacional de publicidade em redes sociais, em um único ano foram investidos U$4,47 bilhões de dólares, o que converteria em aproximadamente 23,4 bilhões de reais, um investimento 20% maior que em 2021.

O que é publicidade em redes sociais ou social media advertising?
A Publicidade é a divulgação de produtos ou serviços para conquistar adesão de pessoas ou compradores. Sabendo disso, a divulgação pode acontecer nas mais diversas mídias offline e online (também chamada de Publicidade Digital).
Então a publicidade em redes sociais nada mais é do que a divulgação de produtos ou serviços em redes sociais como:
- YouTube
- Tik Tok
Exemplos práticos
Dependendo da plataforma de rede social, objetivo e persona escolhidos, há diversas opções de formatos de anúncios para escolher, como:
- Imagem estática / única;
- Imagem dinâmica (GIF ou Flash) / carrossel de imagens;
- Vídeo;
- Texto ou mensagem.
O Facebook, por exemplo, tem uma biblioteca de anúncios na qual é possível consultar o que qualquer página está anunciando no momento. Confira alguns exemplos de anúncios nesta rede social:
A Coca-Cola investe bastante em anúncios de vídeo como a captura de tela abaixo:

Além destas opções de formato que vão em um anúncio, ele também pode ter variações na arte (ou seja, no criativo do anúncio) e aparecer em diferentes posições como feed (linha do tempo), stories, lateral e até mensagens. Lembrando que, quando falamos de anúncios no Facebook, a plataforma tem integração com o Instagram e eles podem veicular simultaneamente em ambas as redes.
Veja um exemplo do McDonald’s com um anúncio de imagem dinâmico em formato de carrossel, que são múltiplas imagens em que o espectador pode interagir e passar para o lado:




E aqui um anúncio com posicionamento na lateral:

Mostrando outra plataforma de rede social, o YouTube, temos um exemplo prático de anúncio, de até 20 segundos, precedente de vídeo escolhido pelo usuário:

E por fim trouxemos também uma demonstração de Twitter Ads da HBO Max Brasil:

Perceba que eles sempre são sinalizados com o texto “Patrocinado” para diferenciá-los do conteúdo orgânico das redes, isto é, os conteúdos “gratuitos” ou sem patrocínio de marcas.
Parâmetros de resultado e formas de cobrança dos social ads
Além de optar pelo objetivo e formato de anúncio, cada plataforma tem diferentes formas de cobrança e parâmetros de resultados como: cliques, cliques únicos, alcance, visualizações e outras métricas que podem ter importância primária ou secundária, conforme objetivo estratégico de marketing e persona. Tais parâmetros podem indicar o sucesso da campanha e em que ela pode ser aprimorada.
Diferença entre publicidade em redes sociais e publicidade tradicional
A publicidade tradicional continua tendo a sua relevância e ainda pode ser utilizada como mídia principal ou complementar, dependendo de fatores como objetivo e público. No entanto, ela tem limitações de segmentação que a Publicidade Digital superou, e esse ponto é a principal diferença entre elas.
Um exemplo simples é pensar até que ponto é possível escolher o perfil aprofundado de um público na mídia tradicional. Como escolher que somente um perfil específico passe pela frente de um outdoor?
Claro que outras mídias offline eletrônicas, como rádio e televisão, conseguem traçar um certo perfil de audiência. Mas, ainda assim, é muito amplo se compararmos à especificidade com que as redes sociais segmentam, criando a necessidade de definição de persona.
Além disso, a publicidade online mostra métricas em tempo real e permite testes ou que a campanha seja alterada rapidamente.
Outro diferencial muito importante entre a publicidade tradicional para a digital é o baixo custo, devido à alta eficiência de segmentação personalizada ou microsegmentação.
O que é persona ou buyer persona?

A personalização do público de social media advertising é tão detalhada que consegue definir uma persona muito mais específica, diferentemente da publicidade tradicional.
O universo de criação e segmentação de uma persona é extenso demais, mas em suma, a persona ou buyer persona é uma representação criada para simular o cliente ou comprador ideal da sua empresa, produto ou serviço.
Essa persona deve ser criada a partir de um briefing dentro do planejamento, para então ser desenvolvido o conteúdo e os anúncios para redes sociais, que poderão ser segmentados por:
- Público-alvo
- Localização e Dados Demográficos
- Idades
- Interesses
- Comportamentos
- Remarketing
Como ingressar no mercado de publicidade nas redes sociais
Agora que você sabe que o mercado de publicidade nas redes sociais está em crescimento e precisando de profissionais capacitados, talvez esteja se perguntando como atuar na área. Nesse caso, o primeiro passo é buscar um curso profissional de uma instituição certificada e renomada, a fim de ter o devido reconhecimento no mercado.
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