Neste artigo você encontrará:
A profissão de social media é cada vez mais procurada. Muitos profissionais têm optado por atuar com essa especialidade de forma autônoma. Dentro desse cenário, surge a questão: quanto devo cobrar?
Neste artigo, você encontrará uma tabela de preços para social media como referência, e ainda verá dicas práticas para fazer sua própria precificação. Vamos lá?
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Social Media.
Atuando como social media: quanto cobrar?
O social media – ou, gestor de redes sociais- pode atuar com planejamento de estratégias para comunicação em redes sociais, criação e publicação de conteúdos nessas redes, interação com possíveis clientes e com o monitoramento dos resultados obtidos.
Esses serviços são contratados por pessoas físicas ou jurídicas que desejam fortalecer sua presença digital e conquistar clientes por meio das mídias sociais. Nesse contexto, muitos profissionais, sobretudo os iniciantes, têm dúvidas sobre quanto cobrar. É o que responderemos a seguir.

Tabela de preços para o social media: valores de referência
Cada social media desenvolve técnicas próprias para precificar seus serviços. Alguns métodos comuns para cobrar como social media são:
- Precificar por meio de valor/hora do serviço;
- Cobrar por pacote de serviços realizado;
- Cobrar por projeto realizado.
Independentemente da modalidade escolhida, é importante equilibrar o valor da sua experiência e habilidades com os preços correntes no mercado.
Para mapear a situação na sua região, você pode:
- 1. Conversar com outros social media: colegas, amigos, ou grupos de trocas de experiências nas redes;
- 2. Verificar tabelas de preços divulgadas por sindicatos e associações do setor.

Enquanto prestador de serviços, o social media pode cobrar valores bastante variáveis. Por exemplo, essa tabela de preços sugere valores entre R$300,00 e R$560,00, mas é possível encontrar social medias que cobram entre R$80,00 e R$150 a hora trabalhada.
3 dicas para decidir quanto cobrar como social media
Fatores como variações regionais, custo de vida, nível de experiência, especialidade e formação do profissional influenciam o preço cobrado pelo serviço de social media.
Por isso, seguir os valores de referência da região nem sempre é possível. O ideal é que você construa sua própria precificação, seguindo alguns passos simples, como:
- Estimar quantas horas serão gastas nesse projeto;
- Avaliar o nível de dificuldade do trabalho;
- Considerar o seu nível de experiência e formação.
Vamos ver como executar isso na prática?
- 1. Estime quantas horas serão gastas nesse projeto
Recebeu uma proposta para planejar 20 peças para redes sociais? Antes de apresentar um valor, calcule quanto tempo você costuma levar para uma única peça. Depois, precifique sua hora de trabalho. Comece determinando quanto você deseja ganhar em uma semana ou mês e quantas horas poderia trabalhar nesse mesmo período.
Digamos que você deseja ganhar R$ 2.000 semanais, já descontados os seus custos (internet, equipamento, etc), e quer trabalhar em média 6 horas por dia, 5 dias por semana. Logo, sua semana de trabalho terá 30 horas, e cada hora deverá valer cerca de R$ 66.
- 2. Avalie o nível de dificuldade do trabalho
Muitas vezes, cobrar um valor/hora fixo não é suficiente. Como social media, você vai se deparar com alguns trabalhos mais complexos e difíceis.
Por isso, antes de determinar seu valor, sempre considere o nível de dificuldade da demanda. Projetos que exigem mais dedicação devem estar em uma faixa de preço mais elevada.
- 3. Considere o seu nível de experiência e formação
Para atuar como social media, você provavelmente pretende dedicar – ou já dedicou – algumas horas de estudo para se aperfeiçoar na área. Portanto, essa formação precisa ser considerada no seu preço.
Quanto maior seu nível de especialidade, mais altos poderão ser seus valores. Considere realizar cursos intensivos na área de marketing ou mesmo uma faculdade de Marketing, para alavancar seus serviços – e seus preços!
