O que é Social Media Optimization
e como fazer?

Neste artigo você encontrará:

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A divulgação que as redes sociais proporcionam é imensa, e utilizar isso a favor de uma marca é uma estratégia que vale a pena investir. Mas, atualmente, a saturação no meio digital está atingindo todos os nichos. Por isso é preciso se destacar perante aos demais, afinal, quem investe na presença digital certamente faz isso com o objetivo de ser visto. No entanto, isso só é possível por meio de algumas práticas: a primeira é ser criativo e inovador, e a segunda é adotar técnicas de otimização, como o social media optimization.

Então venha saber o que é e como utilizar o social media optimization a favor do seu negócio!

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Social Media.

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O que é social media optimization?

O social media optimization, também chamado de otimização para mídias sociais, é um conjunto de técnicas que visa alavancar o crescimento de uma marca nas redes. A partir dele, é possível criar conteúdos que geram mais engajamento, e, consequentemente, melhores resultados para a empresa.

Antes, a otimização de conteúdos estava mais restrita à utilização de SEO, ou seja, voltadas para motores de busca, como o Google. No entanto, as frequentes mudanças no cenário digital fizeram com que fosse preciso direcionar estas práticas também para as mídias sociais.

Dessa forma, a otimização tem como principal objetivo fazer com que uma página seja encontrada nas plataformas, algo que está se tornando cada vez mais difícil na atualidade devido à quantidade de conteúdo produzido.

Imagem de um jogo de formar palavras com letras aleatórias em blocos. As duas palavras formadas são Social Media
Otimizar conteúdos para redes sociais é uma forma de dar visibilidade à marca. | Pexels

Quais são os benefícios do Social Media Optimization?

Um social media que aplica o SMO está levando a informação que deseja ao público, de uma forma mais orgânica, e sem a adoção de anúncios pagos, por exemplo. A médio prazo, é o melhor caminho para criar uma identidade, fazendo com que a marca seja reconhecida mesmo entre aqueles que não são consumidores fiéis.

Como fazer uma boa SMO?

O social media optimization, assim como outras estratégias do marketing digital, precisa de continuidade e paciência para a obtenção de bons resultados.

Por isso, é preciso adotar as técnicas o mais cedo possível. Confira quais são elas:

Uma página que quer ser otimizada não pode estar com a aparência de abandonada. Dessa forma, é necessário que haja uma atualização regular nela. Para isso, o ideal é estabelecer um cronograma de postagem que evidencie uma preocupação em entregar conteúdo ao público.

Cada tipo de página tem uma frequência de postagem diferente, então não há uma regra universal neste sentido. Testes podem ser feitos para ver qual é a quantidade ideal. Além disso, o social media também deve estar sempre com os pés no chão, e não montar um calendário do qual não conseguirá dar conta.

Uma falha comum no gerenciamento de mídias sociais é quando apenas o texto, ou somente a imagem, estão bem trabalhados. Quem deseja adotar o social media optimization deve ter em mente que é preciso dar igual atenção a ambos para gerar bons retornos.

Assim, legendas chamativas e imagens bem escolhidas são sempre prioridades. O objetivo é criar algo coerente, que satisfaça a necessidade do público.

Ao ter um conteúdo compartilhado, uma página consegue um alcance muito maior, de forma orgânica. Por isso, uma parte das publicações deve ser com temas mais universais, contemplando diferentes tipos de pessoas.

Uma sugestão é apostar em conteúdos virais, ou até mesmo trazer informações ricas e bem embasadas. Além disso, é sempre bom incentivar o público a compartilhar o post, o que pode ser feito por meio de CTAs.

Mantenha sua SMO atualizada!

Imagem de uma mulher em frente a uma tela de computador mexendo no celular
Atualmente não há como se manter desatualizados das tendências | Pexels

Para não perder relevância, o social media optimization deve sempre se manter atualizado sobre as tendências atuais. Deste modo, é fundamental que haja uma constante renovação no modo de gerenciar as mídias sociais. 

Por conta disso, um social media precisa estar de olho no que há de novo no mercado. Para isso, além de apenas observar as novidades, há a opção de realizar bons cursos, como os realizados pelo Infnet.

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