Principais tendências das mídias digitais

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As mídias digitais são as maiores responsáveis pelo bom desenvolvimento dos negócios ao redor do mundo. Inclusive, o constante avanço da internet contribui diretamente para o aperfeiçoamento na forma como as marcas se relacionam com os usuários, motivo pelo qual é fundamental manter-se atento às novas tendências que esse mercado traz.

Atualmente, estamos em um cenário em que não é mais possível pensar apenas em vendas, visto que existe a necessidade das marcas construírem e manterem bons relacionamentos com sua clientela. Essa relação é a principal porta de entrada para que as companhias atinjam seus objetivos e mantenham-se sólidas perante a concorrência, aumentando, assim, os resultados do negócio.

Mas, desenvolver bem essa missão demanda entender quais são as principais tendências das mídias digitais, e por isso preparamos o post abaixo que certamente lhe auxiliará nesta tarefa. Acompanhe a leitura.

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Mobile Marketing

Imagem vetorial representando uma menina com um megafone saindo de uma tela de celular
A maior parte dos consumidores entram em contato com os conteúdos das empresas por meio de seus aparelhos móveis | Freepik

A tendência mais marcante é, de longe, o Mobile Marketing. Isso quer dizer que todos os conteúdos que envolvem uma campanha de marketing precisam estar otimizados para que sejam acessados, com qualidade, por dispositivos móveis. Páginas bem formatadas e inclusão de palavras-chaves adaptadas às pesquisas de voz feitas por usuários, por exemplo, são pontos básicos que precisam estar incluídos nessa otimização.

Visto que parte significativa da população utiliza aparelho celular no dia a dia, é de se presumir que os conteúdos produzidos por empresas serão acessados pelo público através de um meio móvel, e daí a necessidade de otimizar tudo o que for produzido com a finalidade de alcançar determinado cliente.

Além da otimização, o Mobile Marketing também envolve considerar o desenvolvimento de aplicativos que facilitem a exploração, pelo usuário, dos produtos e conteúdos fornecidos pela companhia. Inclusive, o uso de aplicativos tende a crescer nos próximos anos, levando à conclusão de que aqueles que anteciparem a inclusão dessas ferramentas na estrutura da empresa estarão à frente em disputas de mercado.

Outro ponto relevante quanto ao Mobile Marketing é a grande utilização de mídias sociais, que são acessadas principalmente através de dispositivos móveis e também apresentam suas próprias tendências dentro das mídias digitais. Esse fator precisa ser considerado em quaisquer estratégias de marketing, visto que o contrário acarreta unicamente em pouco alcance do público alvo e, consequentemente, em baixa conversão.

Expansão do metaverso

A Meta é o novo nome da empresa de Mark Zuckerberg, a qual abriga grandes mídias sociais como o Facebook, Instagram e Whatsapp. Essas redes replicam a realidade física através de dispositivos digitais, e a partir dessa replicação criou-se o conceito do Metaverso, universo digital que abriga grande parte das campanhas publicitárias dos negócios hoje existentes, além de outros elementos importantes.

Isso ocorre porque a maioria esmagadora do público encontra-se nas mídias sociais, e ela é melhor alcançada nesse meio — principalmente em comparação ao meio físico, que cada vez mais vem perdendo força no mercado. Em espaços onde é possível haver interações, compartilhamento de conteúdos e aumento de engajamento, apostar em realizar campanhas publicitárias ali é mais benéfico, pois garante maior alcance de pessoas.

Além da interação, o metaverso possibilita que diversas atividades sejam realizadas dentro de mídias sociais e algumas delas já são feitas atualmente, como:

Pensar na possibilidade de o meio digital sobressair-se aos meios físicos pode parecer algo distante de acontecer, todavia, é fácil perceber que cada vez mais os usuários preocupam-se com a imagem que possuem nesses espaços em detrimento à que possuem em meios físicos. Logo, se isso ocorre com o público, por que seria diferente com às empresas?

Comércio via redes sociais

E, falando em metaverso, outra tendência no mercado digital é o comércio via redes sociais. O fato é que elas são utilizadas pelo público para realização de compras. A exemplo, em 2020, 52% das pessoas adquiriram algum produto ou serviço por meio de redes sociais.

A partir dessa análise, as mídias sociais criaram em suas plataformas abas exclusivas para comercialização de itens. O Facebook, por exemplo, possui o espaço Marketplace, enquanto o Instagram tem a Loja Instagram que, embora seja pouco utilizada por usuários, possui projetos de expansão e tem a intenção de abrigar grande número de produtos em um único espaço.

Dessa forma, a tendência é que o comércio via redes sociais cresça ainda mais ao longo dos próximos anos, momento em que será bastante oportuno haverem espaços exclusivos para anúncio de produtos e/ou serviços.

Mas as tendências das mídias digitais não param por aí, e existem outras que, se bem acompanhadas, trazem impactos bastante positivos para os números da empresa.

Marketing de conteúdo

A produção de conteúdos é bastante utilizada para captação de novos clientes, ou para reforçar a presença de uma marca, e é uma estratégia que precisará ser mantida inclusive quando a melhora nos resultados surgirem. 

Isso porque a produção de conteúdos otimizados para SEO traz bom custo-benefício, dado que demanda baixo orçamento da empresa e ainda mantém a visibilidade da marca perante o mercado. E justamente por apresentar bom custo-benefício, pesquisas indicam que empresas cada vez mais tendem a aumentar os seus orçamentos para questões voltadas à produção de conteúdos.

Responsabilidade social

Grupo de empresários empilhando as mãos sobre a mesa
O público atual tem uma grande preocupação com a responsabilidade social das empresas | Freepik

Independentemente de qual mídia digital será utilizada, é sempre bom lembrar que público têm se preocupado com questões voltadas à responsabilidade social das empresas, sendo esse outro aspecto que também passa por tendências.

Quanto à responsabilidade social, a companhia precisa demonstrar preocupação com questões voltadas aos impactos ambientais de seus produtos; à diversidade e inclusão de seu quadro de funcionários e de seus produtos e/ou serviços; e aos posicionamentos realizados pela marca frente aos problemas sociais que são discutidos pela população.

Aqui, os clientes buscam sempre sentir se a empresa preocupa-se e se envolve com as causas que são pautadas ao redor do mundo. E se positivo, tal preocupação traz mais visibilidade para a marca, a qual passa a ser vista como inclusiva em todos os aspectos que atua.

Sendo assim, não basta apenas trazer inovações na forma como as atividades são realizadas, pois também é importante que o comércio transpareça integridade e participação com o que acontece na sociedade.

Consequentemente, a soma de todos esses fatores acarreta em melhora significativa nos resultados da empresa, razão pela qual é tão importante estar à par dessas principais tendências nos meios digitais.

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