Neste artigo você encontrará:
Criar uma boa estratégia demarketing de conteúdodemanda uma combinação de técnicas específicas, conhecimento e habilidade. Há muito que aprender na teoria — mas também é importante analisar a prática, seguindo bons exemplos de marketing de conteúdo.
Caso você não se lembre das características do marketing de conteúdo, não se preocupe: neste artigo, vamos resumir os pontos essenciais. Depois, vamos listar exemplos de marketing de conteúdo e explicar alguns erros e acertos em cada um.
Vamos lá?
GUIA COMPLETO
SOBRE MARKETING DE CONTEÚDO
O que é e como funciona o marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma estratégia deinbound marketing, que, por sua vez, é um ramo domarketing digital. O propósito é oferecer conteúdo de valor para atrair público e fidelizá-lo.
É diferente do tipo de marketing que anuncia um produto ou serviço, por exemplo, porque a ideia é que as pessoas consumam o conteúdo por interesse próprio. Não há, necessariamente, a exposição direta da marca ou empresa em um conteúdo dentro dessa estratégia. O objetivo é oferecer informações e soluções, não vender algo.
Além da produção deconteúdo relevantepara o público-alvo, as pessoas precisam encontrar o que foi produzido — aí entra o SEO.
Search Engine Optimization, ou SEO, é um conjunto de táticas que melhoram o ranqueamento de páginas online nos buscadores, como o Google. Existem muitas práticas de SEO relacionadas ao site e a particularidades técnicas, mas também existem muitas outras focadas no conteúdo em si.
A seguir, vamos conhecer alguns exemplos do que fazer e do que não fazer para entregar um marketing de conteúdo que atraia e converta.
3 exemplos de marketing de conteúdo
Os exemplos de marketing de conteúdo podem vir em diversos formatos, ainda que o texto seja mais comum no ambiente online. Também são dos mais variados temas, uma vez que o conteúdo diz respeito às personas definidas para a estratégia.
Portanto, não se surpreenda com a pluralidade dos exemplos a seguir. O que vamos analisar é a estrutura e técnicas utilizadas. O conteúdo em si tem a ver com o objetivo de cada um, mas a relevância pode ser observada.
- 1. Como me tornar professor
Se você buscar por “como me tornar professor” ou “como ser professor” no Google, o primeiro resultado éeste postno blog da Universidade de Caxias do Sul (UCS) EAD. Estar em primeiro lugar no ranqueamento já é um ótimo sinal!
O conteúdo é extenso e completo, resolvendo diversas dúvidas que o leitor pode ter. Além disso, é possível observar várias práticas positivas de SEO ao longo da página, como boa escaneabilidade, bom uso de intertítulos e das palavras-chave principais.
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- 2. Como é feito o livro?
É importante entender, ao estudar sobre marketing de conteúdo, que há inúmeras particularidades que afetam o desempenho de uma página. Neste exemplo, do Blog da Letramento, certas práticas comuns para valorizar o SEO não estão sendo usadas. Ainda assim, ao buscar por “como é feito o livro”, este é um dos conteúdos na primeira página de resultados.
O uso de palavras-chave não é o recomendável pelas ferramentas de SEO, e a formatação também não é a mais adequada. Contudo, o conteúdo faz o que se propõe: responder as perguntas do leitor de forma fácil e direta.
- 3. O que é o metaverso
Ao fazer “perguntas” para o Google, também encontramos respostas em vídeo. De fato, os vídeos costumam funcionar muito bem e não poderiam ficar de fora dos exemplos de marketing de conteúdo. Neste caso, a produção abaixo, do TecMundo, dá a resposta sobre “o que é metaverso”.
O criador de conteúdo em vídeo trabalha com um material mais complexo e que exige mais investimento. Nesse caso, podemos ver que o conteúdo foi bem produzido e é de alta qualidade. Outros pontos positivos é que foram utilizados vários exemplos visuais e a apresentação foi realizada por um profissional.
O presente e o futuro do marketing
Esperamos que esses exemplos de marketing de conteúdo tenham ajudado você a entender melhor essa estratégia que é uma das bases domarketing atual.
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