3 exemplos de Marketing de Conteúdo para estudar e aplicar

Neste artigo você encontrará:

Criar uma boa estratégia demarketing de conteúdodemanda uma combinação de técnicas específicas, conhecimento e habilidade. Há muito que aprender na teoria — mas também é importante analisar a prática, seguindo bons exemplos de marketing de conteúdo. Caso você não se lembre das características do marketing de conteúdo, não se preocupe: neste artigo, vamos resumir os pontos essenciais. Depois, vamos listar exemplos e explicar alguns erros e acertos em cada um. Vamos lá?
Marketing de conteúdo, ou content marketing, vem em diversos formatos

Baixe o guia completo sobre a profissão de

Marketing de conteúdo.

O que é e como funciona o marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia de inbound marketing, que, por sua vez, é um ramo do marketing digital. O propósito é oferecer conteúdo de valor para atrair público e fidelizá-lo.

É diferente do tipo de marketing que anuncia um produto ou serviço, por exemplo, porque a ideia é que as pessoas consumam o conteúdo por interesse próprio. Não há, necessariamente, a exposição direta da marca ou empresa em um conteúdo dentro dessa estratégia. O objetivo é oferecer informações e soluções, não vender algo.

Além da produção de conteúdo relevante para o público-alvo, as pessoas precisam encontrar o que foi produzido — aí entra o SEO.

Search Engine Optimization, ou SEO, é um conjunto de táticas que melhoram o ranqueamento de páginas online nos buscadores, como o Google. Existem muitas práticas de SEO relacionadas ao site e a particularidades técnicas, mas também existem muitas outras focadas no conteúdo em si.

A seguir, vamos conhecer alguns exemplos do que fazer e do que não fazer para entregar um marketing de conteúdo que atraia e converta.

 

3 exemplos de marketing de conteúdo

Os exemplos de marketing de conteúdo podem vir em diversos formatos, ainda que o texto seja mais comum no ambiente online. Também são dos mais variados temas, uma vez que o conteúdo diz respeito às personas definidas para a estratégia.

Portanto, não se surpreenda com a pluralidade dos exemplos a seguir. O que vamos analisar é a estrutura e técnicas utilizadas. O conteúdo em si tem a ver com o objetivo de cada um, mas a relevância pode ser observada.

Se você buscar por “como me tornar professor” ou “como ser professor” no Google, o primeiro resultado é este post no blog da Universidade de Caxias do Sul (UCS) EAD. Estar em primeiro lugar no ranqueamento já é um ótimo sinal!

Imagem retirada do blog da UCS sobre como se tornar professor.

O conteúdo é extenso e completo, resolvendo diversas dúvidas que o leitor pode ter. Além disso, é possível observar várias práticas positivas de SEO ao longo da página, como boa escaneabilidade, bom uso de intertítulos e das palavras-chave principais.

É importante entender, ao estudar sobre marketing de conteúdo, que há inúmeras particularidades que afetam o desempenho de uma página. Neste exemplo, do Blog da Letramento, certas práticas comuns para valorizar o SEO não estão sendo usadas. Ainda assim, ao buscar por “como é feito o livro”, este é um dos conteúdos na primeira página de resultados.

Imagem retirada do Blog da Letramento sobre como funciona a produção de um livro.

O uso de palavras-chave não é o recomendável pelas ferramentas de SEO, e a formatação também não é a mais adequada. Contudo, o conteúdo faz o que se propõe: responder as perguntas do leitor de forma fácil e direta.

Ao fazer “perguntas” para o Google, também encontramos respostas em vídeo. De fato, os vídeos costumam funcionar muito bem e não poderiam ficar de fora dos exemplos de marketing de conteúdo. Neste caso, a produção abaixo, do TecMundo, dá a resposta sobre “o que é metaverso”.

O criador de conteúdo em vídeo trabalha com um material mais complexo e que exige mais investimento. Nesse caso, podemos ver que o conteúdo foi bem produzido e é de alta qualidade. Outros pontos positivos é que foram utilizados vários exemplos visuais e a apresentação foi realizada por um profissional.

O presente e o futuro do marketing

Esperamos que esses exemplos de marketing de conteúdo tenham ajudado você a entender melhor essa estratégia que é uma das bases domarketing atual.

Quer aprender mais sobre esse e outros assuntos relevantes para o mercado de marketing digital? Confira os cursos da Escola de Comunicação e Design Digital do Infnet!

Baixe o guia completo sobre a profissão de​

Marketing de conteúdo