Como produzir conteúdo para o Instagram?

Neste artigo você encontrará:

O Instagram é a rede social mais utilizada no Brasil. Ocupamos o segundo lugar no ranking mundial e cada vez mais as empresas percebem que para ter visibilidade é preciso estar presente nesta plataforma.

É a rede que atualmente possui a maior circulação de conteúdo e usuários, tanto que nos últimos anos passou por várias incrementações de recursos a fim de proporcionar uma margem de trabalho criativo para os produtores de conteúdo.

Dentro de um espaço de alta competitividade pela atenção do usuário, como fazer para se destacar?

Não se preocupe, preparamos algumas dicas de como utilizar o Instagram na sua estratégia de Marketing de conteúdo e fazer posts de sucesso para engajar seu público. Vem com a gente nesse artigo e confira algumas das melhores ideias de conteúdo para o Instagram.

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Marketing de conteúdo.

Antes de tudo: Pesquisa e Planejamento.

Defina a sua persona e entenda ela: quais horários costumam entrar no Instagram, quais tipos de conteúdo geram mais engajamento, quais as dores que aquela persona procura sanar quando procura algum serviço ou produto na web, entre outros aspectos. Além disso, manter um calendário editorial pode ser útil para que você tenha um controle não só do seu fluxo criativo, como um histórico da relação do público com o seu conteúdo.

Fazer a análise sobre o tema que você deseja produzir também vai te dar uma noção do que funciona para o seu nicho. Não precisa fazer igual, mas pode ser uma fonte de ideias para gerar um insight do que não está sendo feito e que pode se tornar um diferencial exclusivo do seu conteúdo.

Ideias de conteúdo para o Instagram

A live é a queridinha do algoritmo do Instagram. Quando um perfil inicia uma live, ele automaticamente vai para o topo do feed dos seguidores. A transmissão ao vivo tem um poder de interação direta com o público e um alto alcance de engajamento; é o momento de dar um rosto para a marca, ainda mais por ter a possibilidade de salvar no feed da sua página. A live auxilia a criar uma relação de confiança com o público alvo.

É um recurso que pode ser utilizado para responder dúvidas, apresentar um tema ou propor um debate para os seguidores. Uma live de sucesso pode projetar sua página como autoridade no nicho e consolidar a identidade da marca.

Alguns temas que foram bem recebidos no último ano:

A Live pode ser uma poderosa ferramenta para aproximar sua marca do público.

É um dos recursos clássicos do Instagram, e muito potente! Os Stories são um recurso que permite estar sempre alimentando algum conteúdo rápido durante o dia. Pode ser uma divulgação, cenas dos bastidores e pequenos diálogos com o público. 

Os Stories têm uma característica bem mais dinâmica, por serem vários vídeos curtos que ficam disponíveis por 24 horas. É um recurso que permite você alimentar seus seguidores com várias doses de conteúdo, trazendo um tom de “vivendo o dia junto com a marca”.

Temas que ajudam a gerar essa intimidade:

Precisa fixar uma mensagem ou desenvolver uma explicação mais detalhada? O vídeo é uma excelente ferramenta, que representa cerca de 82% do conteúdo consumido na internet. É mais fácil reter a atenção de um usuário através do que é visual do que apenas escrito. Para isso, é possível preparar um vídeo para divulgação no seu feed ou utilizar uma plataforma associada ao Instagram.

O IGTV permite a gravação de vídeos mais longos, de 10 minutos a 1 hora, que podem ser compartilhados no seu feed. Essa interação entre o IGTV e o feed da sua página melhora o posicionamento do seu conteúdo para pesquisas por motores de busca e posicionamento do feed de descobertas.

Por ter mais tempo de duração e ficar salvo, aqui você pode explorar mais os temas que foram usados nos Stories. Outros temas que se consolidaram muito nesse nicho foram:

Coloque um rosto para sua marca! É uma rede altamente visual, então use e abuse do IGTV, reels e fotos!

A maior parte do seu perfil vai ser composto por fotos e essa vai ser a primeira impressão que um possível cliente vai ter quando acessar o seu perfil. Então qualidade de imagem e harmonia estética construirão o seu maior cartão de visitas. 

Com o Carrossel você pode incluir até 10 imagens em uma publicação, o que trouxe a possibilidade de criar uma narrativa com essa sequência. Pode ser usado tanto para desenvolver melhor uma mensagem, mas ainda de forma rápida, ou envolver o leitor com o conceito e identidade da marca.   

Montar uma identidade visual que seja coerente em todas as suas postagens vai tornar seu feed mais atraente. Por isso algumas sugestões de conteúdo são:

Uma jogada genial do Instagram para somar o sucesso do TikTok com uma base de usuários e marcas já estabelecidos na sua rede. São vídeos curtos, mas que podem ser feitos em uma rede e publicados na outra, podendo somar usuários captados em redes diferentes para um mesmo conteúdo da sua marca.

Além dos vídeos de entretenimento, as empresas vêm cada vez mais usando esse recurso para fornecer dicas rápidas.

O futuro do seu negócio pode estar no Instagram!

O Instagram se tornou uma poderosa ferramenta de negócios. Para além dessas dicas iniciais, é uma plataforma que permite um universo de possibilidades para o Marketing Digital e de Conteúdo. Caso queira saber mais como explorar ao máximo o sucesso dessa ferramenta, o Instituto Infnet pode te ajudar nessa jornada. Saiba mais sobre nossos cursos da área e seus diferenciais no mercado de trabalho:

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