O que é conteúdo de marca no Instagram?

Neste artigo você encontrará:

O Instagram não apenas é uma das maiores redes sociais do mundo em termos orgânicos, como também é um dos canais de marketing digital mais importantes da atualidade. Enquanto milhões de usuários logam todos os dias em seus feeds, empresas lutam pelo espaço diante dos olhos de tantos consumidores em potencial. E a ferramenta de conteúdo de marca no Instagram é uma das mais populares nessa corrida.

Com tantas pessoas ocupando a mesma rede, é natural que a quantidade de conteúdo disponível seja gigantesca. Por isso, é muito comum que empreendedores busquem fazer parcerias com criadores de conteúdo, aproveitando sua base de seguidores já conquistada.

Além disso, criar conteúdo relevante e que gere conexão com o público não é tarefa fácil. Nessas situações, além dos números, a parceria leva em conta a sinergia entre o influencer e o negócio.

De qualquer forma, o conteúdo de marca tem como objetivo trazer resultados para a empresa, seja em quantidade de vendas, relacionamento com o público ou outras metas. Neste artigo, você vai entender o que é conteúdo de marca no Instagram e como utilizar essa ferramenta. Boa leitura!

ilustração de o que é conteúdo de marca no instagram
Parcerias com criadores de conteúdo funcionam como um “boca a boca” digital | Fonte: Freepik

GUIA COMPLETO

SOBRE MARKETING DE CONTEÚDO

imagem de iphone e tablet com guia de marketing de conteudo na tela

Explicando o que é conteúdo de marca no Instagram

Para entender a teoria e a prática, precisamos explorar um pouco o significado por trás da expressão “conteúdo de marca”. Também é essencial entender os efeitos dessa ação no marketing de um negócio. Confira todos esses detalhes a seguir.

Conhecido como branded content em inglês, o conteúdo de marca faz parte do marketing de conteúdo, um dos pilares do marketing digital atualmente.

No caso das redes sociais, trata-se de postagens orgânicas, ou seja, não são anúncios diretos, nem necessariamente precisam de impulsionamento pago. Como envolve parceria, os valores costumam ser negociados diretamente com o criador de conteúdo em questão — a plataforma em si não recebe nada.

O conteúdo de marca no Instagram pode ser uma foto, um design ou um vídeo, por exemplo. Qualquer que seja o formato, o importante é que ele tenha sido produzido pensando em um público específico, sem tentar necessariamente vender um produto ou serviço.

ilustração de mulher com megafone e homem no computador explicando o que é conteúdo de marca no Instagram
A parceria sempre exige comprometimento dos dois lados | Fonte: Freepik

Se o Instagram não recebe nada dessa parceria, do que se trata a ferramenta que eles disponibilizam? Essa é uma ótima pergunta. O que o Instagram permite é o aviso ao público de que determinado post se trata de um conteúdo patrocinado.

Isso não é apenas uma funcionalidade, mas sim uma obrigação: as políticas do conglomerado Meta (dono do Facebook, Instagram e WhatsApp) exigem que essa sinalização seja feita em qualquer parceria paga.

O propósito é garantir transparência aos usuários, para que não se sintam manipulados ou enganados. E, de fato, nenhuma empresa quer causar essa sensação aos seus clientes. Portanto, a ferramenta funciona bem para todos os envolvidos.

A tag que indica que determinado post é um conteúdo de marca é inserida pelo próprio influencer durante a publicação. Apenas perfis comerciais ou de criadores de conteúdo têm acesso a essa opção. Ele deve marcar o parceiro de negócios (que pagou pelo conteúdo) e ser aprovado na conta da marca em questão.

Não é qualquer perfil que pode inserir a tag. É preciso que os parceiros façam uma integração na Central de Colaboração da Meta, ou que a empresa conceda a permissão ao criador de conteúdo.

Além disso, desde 2019, o Instagram também oferece ao criador a opção “permitir que meu parceiro de negócios impulsione”. Assim, a empresa pode trabalhar com o branded content também como um anúncio tradicional, se desejar.

mulher segurando cropped verde demonstrado o que é conteúdo de marca no Instagram
O conteúdo de marca deve ser honesto e condizente com os públicos da empresa e do influenciador | Fonte: Freepik

GUIA COMPLETO

SOBRE MARKETING DE CONTEÚDO

imagem de iphone e tablet com guia de marketing de conteudo na tela

Agora que você já entendeu o que é conteúdo de marca no Instagram e como utilizar essa ferramenta, vamos ao “por quê?”. Esses são alguns dos benefícios do uso da ferramenta:

Além da ferramenta em si, o conteúdo de marca é uma estratégia extremamente relevante no marketing digital. Se quiser entender mais sobre esse e outros assuntos ligados ao tema, não pare por aqui! Conheça os cursos da Infnet sobre marketing de conteúdo, marketing digital e mais:

Baixe o guia completo sobre a profissão de​

Marketing de conteúdo