Como fazer Marketing Digital no Facebook?

Neste artigo você encontrará:

Segundo a pesquisa We Are Social realizada pela Meltwater no início de 2023 (intitulada DIGITAL 2023 – GLOBAL OVERVIEW REPORT), 61,1% da população brasileira elegível de acordo com as políticas da plataforma – acima de 13 anos – utiliza o Facebook. Isso é motivo o suficiente para concordar que as empresas precisam estar presentes nesta plataforma.

É fato que as pessoas ainda estão no Facebook, mesmo após anos de sua criação e ainda que utilizem outras redes como prioritárias, o que reforça seu atual número de usuários ativos. Evidência disso é que, embora WhatsApp, YouTube e Instagram estejam na frente do Facebook no ranking das redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros, seu 4º lugar ainda detém expressivos 109 milhões de usuários no Brasil. Além disso, no ranking mundial ela ainda é a rede mais utilizada pelos internautas.

Vale lembrar ainda que o Facebook pertence à empresa Meta, de Mark Zuckerberg, mesmo grupo proprietário do WhatsApp e do Instagram, que ocupam respectivamente o 1º e o 3º lugar no ranking de redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros. Essa informação é relevante, pois, como visto em nosso outro artigo sobre O que é Publicidade em Redes Sociais, ao anunciar no Facebook, é possível também, em poucos cliques, divulgar este mesmo anúncio no Instagram.

Pois então, dada a relevância do Facebook, não apenas enquanto rede social, mas também como plataforma de divulgação de produtos e serviços devido à sua quantidade de usuários, é inevitável que as empresas saibam utilizar devidamente a plataforma e, mais do que isso, saibam realizar marketing digital dentro dela. Mas como fazer isso? É o que veremos neste artigo de blog do Instituto Infnet.

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Por que fazer marketing digital no Facebook? Ainda vale a pena?

Caso a introdução do texto ainda não tenha lhe convencido o suficiente da necessidade de fazer marketing digital no Facebook, vamos te apresentar ainda mais motivos e vantagens de usar a estratégia nesta plataforma.

PESSOA SEGURANDO CELULAR COM O APLICATIVO DO FACEBOOK ABERTO
Descubra se o Facebook ainda é indicado para empresas e porquê | Freepik

Enorme alcance

O alcance de uma mídia é um dos critérios levados em consideração na hora de avaliar a verba de marketing a ser investida e, como visto anteriormente, um grande número de usuários no Brasil (e principalmente no mundo) é o que não faltam nela.

Poder de segmentação

Ao mesmo tempo em que o Facebook possui um grande alcance de pessoas, ele também têm ferramentas que permitem uma segmentação afunilada de acordo com perfil, interesses e comportamentos do usuário, sendo mais fácil direcionar os anúncios para a persona desejada, o que é excelente para otimizar a verba.

Escalabilidade

O Facebook é interessante tanto para pequenos negócios ou empreendedores autônomos que estão iniciando agora no mercado, quanto para grandes e experientes empresas. Isso porque a plataforma permite escolher a frequência de publicação desejada, podendo posteriormente aumentar o número de posts, conforme sua pretensão e possibilidade.

O mesmo se aplica ao investimento em anúncios, sobre o qual falaremos mais adiante. Entretanto, saiba que investir financeiramente não é uma obrigatoriedade, mas sim uma opção para aqueles que desejam realizar um marketing digital de maneira mais completa na rede. Além disso, é possível começar com um valor bem baixo e posteriormente elevar esse investimento, conforme os resultados se mostrarem positivos.

Mensuração de resultados (e em tempo real!)

Muitas empresas se iludem com números de alcance, curtidas, visualizações, compartilhamentos ou comentários. Claro que elas têm a sua finalidade e importância, mas quando não estão ligadas a resultados tangíveis, não passam de “métricas de vaidade”.

A boa notícia é que o Facebook permite a mensuração de resultados de campanhas com outras métricas, especialmente com integração da plataforma com a página de destino ou tráfego.

Como fazer marketing digital no Facebook?

Confira estas etapas que podem te ajudar a fazer um marketing digital mais profissional e eficiente no Facebook:

mulher acessando facebook pelo notebook
Confira as etapas fundamentais para realizar marketing digital no Facebook | Freepik

Defina seu público-alvo e persona

O planejamento, o marketing e as decisões de uma empresa devem ser sempre orientados por pesquisas e dados concretos, a fim de que sejam precisos e não apenas tragam resultados, como também evitem prejuízos.

A partir desses dados, é possível descobrir o seu público-alvo e a persona (que é o perfil ideal de cliente) e, assim, saber com QUEM você precisa se comunicar para então descobrir COMO. Afinal, cada público requer uma linguagem e possui interesses únicos. Entenda seu público para criar um relacionamento com ele, e não apenas vendas.

Defina seu posicionamento

Assim como o público-alvo e a persona mencionados anteriormente, o posicionamento da sua empresa também deve ser definido com base em dados e fazer parte do seu planejamento de marketing. Afinal, posicionamento é, resumidamente, como sua empresa deseja se comunicar no mercado.

Tenha um ótimo atendimento (on e off) e valorize os feedbacks

Parece óbvio, mas é importante lembrar: sua empresa precisa ter um excelente atendimento, tanto offline quanto online. Uma parte importantíssima do marketing digital é dialogar com os clientes na plataforma e, sobretudo, valorizar os feedbacks e críticas.

Os consumidores estão cada vez mais à procura de produtos e marcas na internet, assim como também a utilizam para fazer reclamações e expor sua insatisfação com determinada experiência de compra. Portanto, outra vantagem da sua empresa estar na internet e fazer gerenciamento de redes sociais é justamente dar atenção a eles e evitar que a insatisfação tome proporções maiores, podendo gerar crise de imagens e prejuízos.

Tenha constância

Dentro do seu planejamento de marketing, faça um planejamento editorial que contemple como serão os conteúdos e sua frequência, por exemplo. Mantenha uma constância nas publicações, tendo sempre um equilíbrio entre publicar de menos ou demais. Assim você marca presença e comunica o necessário, mas sem exagerar ou sem deixar buracos na comunicação.

Invista em ads

Além de publicar de forma orgânica (gratuita), é possível anunciar no Facebook e, a partir dele, utilizar o mesmo anúncio para o Instagram também, como já mencionamos anteriormente. E aqui é que está uma grande oportunidade para fazer marketing digital no Facebook: investir em ads, ou seja, anúncios ou publicações pagas.

Assim como nas postagens tradicionais, é possível utilizar mídias de imagem ou vídeo junto ao texto da legenda, a depender do formato escolhido, e até variar opções de títulos para avaliar o que obteve melhor resultado. Outra vantagem é poder escolher o objetivo da campanha (como reconhecimento, tráfego, engajamento, cadastros, promoção do app e vendas) e assim, conseguir monitorar os resultados de acordo com a escolha.

O Facebook oferece uma central de anúncios e outras configurações específicas para empresas no Meta Business Suite (antigo Facebook Business), no qual é possível gerenciar diversas opções importantes, ter anúncios e mensuração de resultados mais profissionais, gerenciar permissões para outras pessoas ou empresas (como agências ou profissionais de marketing) gerenciarem a página e os anúncios etc.

O fato é que, com o conhecimento certo, é possível obter resultados reais e retorno com o marketing digital. Contudo, é necessário não apenas conhecer como cada ferramenta e configuração funciona, como também ter noções de marketing e como essa ciência funciona aplicada no meio digital.

Se você deseja ingressar nesse mercado ou obter conhecimento em marketing digital para ter resultados concretos para a sua empresa, você pode se habilitar para atuar na área a partir dos cursos do Instituto Infnet, que oferece desde Graduação e Pós-Graduação, como também cursos mais rápidos para uma necessidade específica.

Nossas formações contam com certificado e aulas práticas, confira:

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