Como fazer um portfólio de marketing digital?

Seja você um profissional experiente ou iniciante na área de marketing digital, provavelmente em algum momento da carreira terá que montar um portfólio, independentemente se o seu objetivo é participar de um processo seletivo para ser contratado por uma empresa ou se pretende ser um freelancer de marketing digital.

Isso porque, o portfólio é uma ferramenta essencial para mostrar o seu trabalho à empresa ou aos clientes que deseja prospectar, conforme veremos a seguir. Porém, nesse momento podem surgir muitas dúvidas, como: “o que é um portfólio e como montar um de qualidade?”.

Se você possui dúvidas como essas, iremos responder neste artigo, além de dar dicas de quais as melhores ferramentas para montar portfólio de marketing digital.

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O que é portfólio?

O portfólio é uma seleção de trabalhos e materiais desenvolvidos pelo profissional, estudante ou pela empresa, com o intuito de apresentar suas habilidades técnicas e sua experiência de forma visual e atrativa. Dessa forma, o portfólio é utilizado para candidatar-se a vagas de emprego, prospectar clientes para profissionais freelancers de marketing digital, atrair clientes para uma empresa, ou, ainda, para fins acadêmicos.

Além de tornar a amostra de trabalhos mais atrativa e profissional, o portfólio também traz praticidade e facilita a vida dos recrutadores ou interessados ao unificar vários arquivos em um único local. Sem um portfólio, seria necessário enviar cada arquivo separadamente, o que dificulta a visualização, sendo mais trabalhoso e menos impactante para quem vê.

pessoas analisando portfolio de marketing digital no tablet
O portfólio é importante para mostrar seus trabalhos de maneira eficiente | Freepik

Qual a diferença entre portfólio e currículo?

Embora também possa ser utilizado por estudantes ou profissionais em busca de oportunidades de trabalho, o portfólio é diferente do currículo. Isso porque, enquanto o currículo apresenta o seu perfil profissional, formação, experiências e objetivos profissionais, o portfólio é uma coletânea de trabalhos que serve como uma amostra das suas habilidades e da sua forma de trabalhar.

Como criar um portfólio de marketing digital?

Por mais que tenhamos mencionado anteriormente que, neste texto, vamos focar no portfólio de marketing digital, vale lembrar que essa área de atuação é bastante abrangente. Dessa forma, o passo a passo a seguir vai lhe ajudar a fazer escolhas mais conscientes e alinhadas com suas necessidades, confira:

1. Escolha um objetivo de acordo com a sua atuação

A área do marketing digital é vasta, nela você pode atuar com planejamento, redação e/ou revisão, design, produção ou edição de vídeo, inbound marketing, social media (gerenciamento de redes sociais), tráfego pago e publicidade digital etc. Sendo assim , é importante definir com qual função do marketing digital você deseja atuar, porque isso fará toda a diferença na hora de escolher o formato, visual e conteúdo do seu portfólio.

2. Selecione seus melhores trabalhos

Uma vez definida a área em que deseja atuar, é hora de pôr mãos à obra e começar a garimpar e selecionar os seus melhores trabalhos. Para isso, a dica de ouro que muitos profissionais e estudantes não lembram é: sempre, sempre, sempre guarde os arquivos dos seus trabalhos ou demonstrações do que você fez!

Claro que você não vai precisar colocar um arquivo editável e extremamente pesado, mas você precisará de uma prévia exportada em boa resolução ou um arquivo em PDF, por exemplo. O importante é saber que há diversos formatos possíveis de apresentar cada trabalho dentro do portfólio, de acordo com o que se trata.

3. Apresente-se

Não adianta apenas mostrar belos trabalhos repletos de habilidades técnicas e competências, se a empresa ou cliente não puder conhecer quem está por trás deles. Portanto, aproveite este espaço para se apresentar enquanto profissional.

Imagine esta seção como um “Sobre mim” de um currículo, no qual você vai contar sobre como você ingressou na área e por que se interessa por ela, ou, caso não tenha experiência ainda, porque pretende iniciar sua trajetória profissional, a fim de mostrar empenho e interesse. Também é interessante inserir uma foto sua, mas tome cuidado para não ser informal demais. Procure uma foto no estilo Linkedin, e não no estilo Instagram ou Facebook.

Mas como criar um portfólio para quem nunca atuou na área?

A boa notícia é que, mesmo que você nunca tenha trabalhado com marketing digital, é possível sim montar um portfólio. Caso queira ingressar nessa área, é imprescindível que invista nos seus estudos. Em instituições de ensino como o Instituto Infnet, os alunos realizam projetos na prática e, dessa forma, eles podem utilizar seus próprios trabalhos acadêmicos como primeiro portfólio para ingressar no mercado de trabalho e iniciar a carreira.

Outra possibilidade que também conta pontos é realizar trabalhos voluntários pois, além de agregarem ao portfólio, também demonstram algo positivo sobre seu perfil e modo de agir em sociedade, de acordo com as causas que importam para você e o que lhe inspira.

O que é mais importante e mais avaliado em um portfólio?

Apesar de ser importante colocar seus melhores trabalhos em um portfólio, confira outras dicas de ouro que separamos para você:

Faça um ranking estratégico dos materiais para surpreender do início ao fim

Uma boa estratégia usada por alguns profissionais no mercado é, ao selecionar as peças que serão apresentadas no portfólio, fazer uma espécie de ranking entre elas, porém, sem apresentá-las na ordem crescente de avaliação, conforme explicaremos a seguir:

Funciona assim: você as classifica de 1º a 10º, por exemplo (considerando que esse seja o total de peças que tenha selecionado para o portfólio), sendo 1 para a melhor (que ficou em primeiro lugar), em ordem decrescente de avaliação. Porém, na hora de publicá-las, você começa com as que ficaram em 1º e 2º lugar, mas, em vez de seguir a ordem, pule para as de 5º a 10º lugar, deixando as de colocação 3º e 4º por último.

Assim, a pessoa que teve a impressão de que as duas primeiras foram melhores e as seguintes nem tanto, acaba por se surpreender no final, dando um impacto positivo na decisão e lembrança da pessoa quanto ao seu portfólio.

A primeira impressão é a que fica, mas a última impressão também pode ser decisiva. Claro que esta é apenas uma sugestão e não uma regra, já que existem diversas maneiras de organizar as peças no seu portfólio, como:

A seleção dos materiais que serão utilizados no portfólio é de extrema importância | Freepik

Quais as melhores ferramentas para criar um portfólio de marketing digital?

Depois de todas essas orientações relevantes para você entender melhor sobre o portfólio e como criar um, deve estar se perguntando: e onde criá-lo? Existem várias formas de hospedar ou montar um portfólio, a depender do seu objetivo e área, então separamos algumas sugestões para você encontrar a que mais se adequa ao seu caso:

1. Impresso

Embora a era digital seja um caminho sem volta, o clássico portfólio impresso tem o seu lugar. Ele ainda pode ser usado para fins acadêmicos ou profissionais, especialmente em bancas de TCC ou em casos em que se deseja entregá-lo em mãos para um recrutador ou cliente, que pode folheá-lo de forma imediata em uma reunião e levá-lo junto com o seu currículo.

Porém, é importante ter também sua versão digital de qualquer maneira. Isso porque, em algum momento ele pode e vai ser usado, especialmente se for um profissional de marketing digital, não é mesmo? Afinal, de uns tempos pra cá a maioria das participações em processos seletivos ou prospecções de clientes não ocorrem de forma presencial, e sim online.

Se a pessoa que recebeu o impresso não folhear e avaliar na hora, seu portfólio ficará perdido numa pilha de papéis em meio a tantos outros e provavelmente será esquecido. Além disso, não se esqueça de ter o portfólio bem salvo na nuvem para não o perder.

2. PDF

Já que sugerimos de você criar um portfólio online mesmo tendo um impresso, vamos começar indicando o jeito mais simples de você fazer isso e sem precisar de softwares de edição ou sites: o PDF!

O PDF é um jeito prático de unificar seus trabalhos em um único arquivo e que pode ser gerado a partir de uma simples ferramenta de edição de texto ou apresentação (como Word ou Powerpoint, por exemplo).

Outra ideia interessante é subir seu portfólio em um aplicativo de nuvem (como o Google Drive) e compartilhar o link, mas, em vez de compartilhar o link original, você pode caprichar ainda mais e encurtá-lo em um site próprio para isso, onde consegue até mesmo visualizar quantos acessos ele obteve.

3. WordPress

O WordPress é uma maneira fácil de fazer um site gratuito e editável para postar seu portfólio de marketing digital. Embora o WordPress também tenha sua versão paga para personalizar domínio ou obter templates (padrões visuais) mais elaborados, têm templates gratuitos bem bonitos para você usar, assim como estatísticas de visitantes e formulário de contato.

4. Sites especializados

Se você quer ter seu portfólio de marketing digital online em um site, mas acha o WordPress um pouco complicado ou não se adaptou tão bem a ele e quer um site específico para isso, saiba que existem alguns como:

Existem também vários sites que são mais semelhantes a redes sociais para profissionais trocarem ideias e outros para encontrar vagas ou trabalhos freelancers, mas aqui procuramos citar as ferramentas e sites para criar seu portfólio de marketing digital online e compartilhá-lo.

Além disso, focamos naqueles que possuem algum plano gratuito e que não seja totalmente pago, como o caso do CarbonMade, Portfoliobox e WIX, que iniciaram gratuitamente e atualmente não oferecem mais esta opção. De todo modo, fique atento, pois é comum haver atualizações.

Uma dica para escolher o melhor portfólio para você é avaliar não apenas que tipos de arquivos ou mídias ele suporta (se aceita texto ou apenas PDF ou print do seu texto caso seja um redator, por exemplo), mas atentar-se ainda ao que é contemplado pelo plano gratuito do site em espaço de armazenamento e recursos.

Assim, você evita a frustração de montar quase totalmente o portfólio para depois descobrir que ele não comporta a quantidade de arquivos que você precisa, tem uma limitação crucial para a sua necessidade ou precisa ser pago para continuar usando ele.

Agora é só começar, com ou sem experiência!

Agora que você já sabe o que é portfólio, como criar um portfólio de marketing digital, quais as principais características avaliadas em um portfólio e quais as melhores ferramentas para criar um portfólio online, é hora de ir para a prática e começar, nada de ficar adiando. Tire seus planos do papel!

Portanto, se você é um profissional experiente, você pode seguir nossas dicas e incrementar ainda mais seus trabalhos. Uma dica para você é nunca parar de se atualizar ou estudar, já que a área de marketing digital está sempre mudando e evoluindo. Por isso, o Instituto Infnet oferece opções de formação EAD e com diferentes durações para você escolher o que mais se adequa a você.

O mesmo vale para quem ainda não tem experiência para colocar no portfólio e deseja ingressar no mercado de marketing digital. Ao estudar no Instituto Infnet, para além de aprender a teoria que o capacita para atuar na área, você também poderá realizar trabalhos na prática e posteriormente utilizá-los em seu portfólio para conquistar grandes oportunidades.

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