O Inbound Marketing é uma das estratégias mais utilizadas na área do Marketing Digital. Mas você sabe o que de fato ela é?
Em resumo, ela consiste em uma metodologia que busca atrair clientes para a marca. Afinal, em livre tradução, Inbound Marketing significa “marketing de atração”.

As empresas que adotam essa estratégia visam despertar o interesse do consumidor. Criando uma espécie de relacionamento com ele. Para que, deste modo, eles tomem a iniciativa de ir atrás da marca quando necessitarem de seus serviços e produtos.
Baixe o guia completo sobre
Inbound Marketing.
Como o Inbound Marketing funciona?
Contudo, para que a relação cliente e consumidor seja estabelecida, alguns métodos devem ser seguidos.
Para começar, o marketing de conteúdo e as técnicas de SEO são bastante utilizadas neste processo de atração.
O marketing de conteúdo cria um produto de qualidade, que desperta o interesse do consumidor, enquanto as técnicas de SEO facilitam o acesso a este conteúdo produzido pela empresa.

Dessa forma, a empresa ganha credibilidade e se torna uma referência no assunto, o que deixa o cliente mais disposto a vivenciar a jornada de compra.
Logo, o cliente entra de vez no funil de vendas da marca, cujos estágios são:
- Topo: fase em que os consumidores descobrem a marca.
- Meio: etapa pelo qual o cliente reconhece que a empresa tem algo a oferecer que supra suas necessidades.
- Fundo: estágio em que a decisão de compra é tomada.
Deste modo, o Inbound Marketing é o primeiro passo para converter um possível consumidor em um cliente fidelizado.
Qual a diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing
Inbound Marketing e Outbound Marketing são conceitos que se referem a estratégias diferentes. No entanto, é comum que haja uma confusão entre eles.
Enquanto o Inbound Marketing pretende atrair clientes até a empresa, o Outbound Marketing é a marca que vai atrás do consumidor.
Sendo assim, ele pode ser feito por meio de anúncios em rádio, televisão e nas redes sociais. Ou ainda, o envio de e-mail, ligações de telemarketing e até mesmo criação de outdoors.
Logo, a ideia do Outbound Marketing é tomar a iniciativa para que o cliente conheça a marca e consuma nela. Desse modo, neste contexto o público é totalmente passivo na relação cliente-empresa.

(foto: Marek Levak/Pexels)
Contudo, essa estratégia tem suas falhas. Afinal, não há como destinar este anúncio a um grupo de consumidores específico. Portanto, ele não atinge apenas o público-alvo, mas sim todos os tipos de pessoa. Deste modo, o público atingido pelo Outbound Marketing é muito disperso.
Além disso, não há como medir o sucesso deste método, visto que não é possível analisar o alcance, nem o engajamento. Outra desvantagem são os custos desta estratégia, que são muito elevados em comparação ao Outbound Marketing.
Ainda é preciso observar que não é criado um relacionamento como cliente. Uma vez que tudo é muito rápido e esquecível.
Entretanto, isso significa que o Outbound Marketing é dispensável? Não necessariamente. Isso porque ele pode trazer bons resultados e dá bastante visibilidade à marca. Porém para que a estratégia seja mais eficaz, o ideal é que ela seja trabalhada juntamente com o Inbound Marketing.
O que faz um profissional de Inbound Marketing

Assim, cabe a eles terem conhecimento do campo do Marketing Digital. Especialmente marketing de conteúdo, criação de personas e boa utilização das técnicas de SEO. O analista também precisa entender o mercado e como a marca está posicionada neste meio.
Além disso, como estamos falando do digital, ainda é necessário ter noções das tecnologias que fazem parte deste mundo. Logo, saber sobre automação de marketing e softwares é indispensável.
Contudo, um bom profissional não precisa dominar todas as plataformas, pois ao entender a lógica por trás delas já é possível realizar um bom trabalho.
O salário de um profissional de Inbound Marketing pode variar entre R$2 mil a R$5 mil, é o que diz uma pesquisa da Glassdoor. A variação acontece de acordo com as funções do profissional, o tamanho da empresa e a região em que ela atua.
E aí? Se interessou por essa área? O Instituto Infnet trabalha formando profissionais para as áreas de dados, programação, redes, design, marketing digital e mais. Venha conferir nosso trabalho, acesse o site do Infnet e saiba mais.