Neste artigo você encontrará:
- Big data: o que é e como pode ajudar?
- Qual a história do Big Data?
- Como é definido seu conceito?
- Como funciona o Big Data?
- Qual a importância na área da tecnologia?
- Quais as tendências do Big Data?
- Como utilizá-lo nos negócios?
- O que faz um profissional da área?
- Como é o dia a dia de um profissional de Big Data?
- Vale a pena investir no setor?
Com o grande avanço diário da tecnologia, é comum que novos conhecimentos surjam periodicamente, sendo o Big Data um deles. Este trata-se, basicamente, do grande volume de dados que podem ser processados e armazenados.
Embora a origem deste estudo tenha se iniciado entre os anos de 1960 e 1970, ainda podemos ver o quanto o conceito de Big Data é relativamente novo. Por isso, é muito importante manter-se atualizado sobre o tema para que, assim, você possa fazer bom uso do crescente número de dados a cada dia.
Continue a leitura e veja em detalhes o que é o Big Data e como este pode lhe ajudar em diversas áreas, seja para os negócios, análises ou estudos.
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Big data: o que é e como pode ajudar?
Falando de forma mais aprofundada sobre Big Data e seu significado, podemos dizer que ele está diretamente ligado ao conjunto de informações que produzimos todos os dias, em cada minuto.
Pense por alguns segundos: diariamente surgem novos aplicativos, sites e sistemas que armazenam dados sobre nós. Ou seja, estão capturando informações que podem ser processadas para um determinado objetivo, que pode variar.
Segundo estudos, podemos criar mais de 2,5 quintilhões de bytes de dados por dia. Dessa forma, um grande número de informações é produzida, sendo necessário um estudo que trata do tema para que não sejam desperdiçadas.
Não importa se são estruturadas, como as planilhas e tabelas, ou não estruturadas, como imagens e blocos de textos. Com elas, pode-se usar dados reais para a tomada de decisão, o que permite que o conhecimento sobre o comportamento fique mais claro.
Em resumo, podemos afirmar que o Big Data é capaz de gerar valor a todos os negócios, fazendo com que possam ter vantagem competitiva. Por isso, é possível utilizar o estudo em qualquer setor do mercado. Afinal, quem não quer saber informações críticas que dizem respeito ao seu público e ao modo de consumo dele?
Qual a história do Big Data?
Como mencionamos em um dos parágrafos anteriores, o início do estudo do Big Data começou no ano de 1960, quando os primeiros bancos de dados começaram a surgir nos países mais avançados em termos de tecnologia.
No entanto, foi apenas após 1990 que o termo ficou realmente conhecido. Existem teorias diferentes quanto ao seu surgimento. Muitos acreditam que foi a NASA que definiu o Big Data para descrever um grande conjunto de dados complexos.
No entanto, alguns indicam que foi Doug Laney que colocou a ideia no papel com um artigo escrito nos anos 2000, sendo o conceito muito conhecido até o momento atual. Independente da sua origem exata, o fato é que o termo é bem aceito até hoje e, ao que tudo indica, continuará fazendo parte do dia a dia de diversos profissionais.
Como é definido seu conceito?
Doug separou a ideia do conceito de Big Data em 5 Vs, sendo eles: Volume, Velocidade, Variedade, Veracidade e Valor. Esta é uma das formas mais simples de implementar a ideia em qualquer negócio. Explicaremos cada um dos Vs nos tópicos abaixo:
Volume
O volume de informações é capaz de influenciar em dois pontos importantes: análise e armazenamento. Como já explicamos anteriormente, o volume de dados produzidos diariamente é muito grande, e tende a aumentar ainda mais nos próximos anos.
Nesse caso, o Big Data vai se modificar cada vez mais para que estes dados possam ser armazenados de forma simples, como no modelo em nuvem, por exemplo. Por outro lado, a análise tende a acontecer de forma organizada com o auxílio das ferramentas corretas.
Velocidade
Se você utiliza a tecnologia para alguma finalidade específica, você já deve ter notado que os dados são processados com velocidades cada vez mais altas. Com isso, o conteúdo pode ser trabalhado e armazenado com maior facilidade.
Para muitas empresas, 10 minutos faz toda a diferença no momento de tomar decisões. Por isso, a análise de dados em tempo real vem sendo muito cogitada, o que otimiza o tempo dos gestores e analistas.
Variedade
O Big Data pode ser considerado como qualquer tipo de informação, seja uma publicação no Facebook ou conteúdos relacionados ao comportamento do consumidor. Com o auxílio das ferramentas, podemos capturar e analisar esses dados, independentemente do seu formato.
O que se sabe é que eles podem aparecer de variadas formas. Então, o que pode não ser útil para determinada empresa, pode ser muito útil para outras. Além disso, os dados não são estáveis e constantes. Ou seja, as mudanças acontecem com frequência.
Veracidade
Este V está ligado à qualidade e procedência dos dados ali presentes. Se as informações auxiliam na tomada de decisão, é essencial que sua fonte seja de confiança. Afinal, se os profissionais não puderem acreditar no que está ali, os dados não terão serventia nenhuma.
Valor
Por fim, o valor trata-se dos benefícios que o Big Data vai trazer às empresas. Consequentemente, muitos negócios investem muito dinheiro para ter um banco de dados atualizado e útil. Sendo assim, é importante que o investimento traga um retorno atrativo, gerando valor para a tomada de decisão.

Como funciona o Big Data?
Agora que você já entendeu o que é Big Data e toda a sua estrutura, chegou a hora de conhecer como isso funciona na prática. Quando analisamos a fundo, iremos entender que é impossível processar todos os dados existentes.
Por isso, é importante definir um sistema fluído para que os dados armazenados realmente possam ser úteis, seja no momento atual ou para o futuro. Para isso, é importante ter uma estratégia, fontes confiáveis, sistemas de banco de dados para armazenamento e análises. Em um passo a passo simples, você deve:
- Integrar dados: antes de desenvolver uma boa estratégia, você deve entender o que está buscando, por que está buscando e para quem. Os dados devem ser tratados como um ativo para a empresa;
- Gerenciar dados: a quantidade de dados armazenados deve ter utilidade. Por isso, o gerenciamento poderá organizar todas as informações, deixando-as acessíveis, claras e objetivas;
- Analisar dados: a análise será de grande ajuda para a tomada de decisões. Nesse caso, com dados confiáveis e objetivos, é possível ter evidências que tornem o processo mais simples, fazendo com que a empresa tenha um melhor desempenho.
Qual a importância na área da tecnologia?
Em outras palavras, o que costumamos chamar de Big Data pode estar relacionado com outras tecnologias atuais. Afinal, os dados estão em tudo ao nosso redor. O grande volume de informações tem forte ligação com o Machine Learning, uma subcategoria da inteligência artificial.
Esse modelo de sistema atual conta com algoritmos que aceitam diversos tipos de estruturas de dados, o que permite que seu sistema veja padrões. Além deste, também existem as ferramentas e técnicas ligadas ao Big Data Analytics.
Os algoritmos dessa ciência de dados podem categorizar e agrupar as informações com maior facilidade, o que permite que possam ser cruzadas, trazendo conteúdo de diferentes fontes.
Quais as tendências do Big Data?
Se você acompanha as mudanças tecnológicas, deve ter notado que os eletrônicos e eletrodomésticos estão cada vez mais intuitivos, apresentando até mesmo um certo grau de interação com seu usuário.
Isso trata-se da Internet das Coisas, sendo esta uma rede de dispositivos inteligentes que coletam dados sobre seu consumidor, podendo-os transformar em respostas para as empresas. Um bom exemplo disso é a Alexa.
Além disso, outra tendência é o Business Intelligence, uma ferramenta que utiliza dados específicos para promover facilidades para a análise empresarial, podendo ser útil para avaliação de padrões passados.
Como utilizá-lo nos negócios?
O Big Data é realmente muito amplo, podendo ser aplicado para as mais variadas finalidades. Mas, em termos gerais, podemos citar algumas áreas que se beneficiam fortemente do uso do conhecimento. Veja exemplos:
- Relacionamento com o cliente: o Big Data pode analisar a relação do consumidor com a marca, indicando informações que podem promover campanhas assertivas visando a aproximação com o cliente;
- Vantagem competitiva: o Big Data também auxilia na identificação de tendências, o que permite que as empresas possam antecipareder cenários;
- Análise de padrões: através da análise aprofundada dos dados, pode-se segmentar clientes, tornando a comunicação e a estratégia de vendas mais assertiva;
- Automação de marketing: muitas empresas utilizam estratégias de comunicação ligadas ao e-mail marketing. Com o Big Data, é possível segmentar os clientes, utilizando as características de comportamento para atingir o público com temas de interesse.

O que faz um profissional da área?
Podemos dizer que o Big Data não se limita apenas a grandes empresas. Por isso, de forma geral, existe espaço para muitos profissionais da área. Primeiramente, para trabalhar no setor, é importante que você tenha interesse em aprender sobre tecnologia, programação e negócios.
Gostar de matemática e ter noção sobre estatísticas também faz a diferença, já que muitos estudos envolvem ambas disciplinas. Nesse caso, é importante ter também habilidades analíticas, criatividade para produzir métodos de organização e classificação, domínio no computador e outras ferramentas tecnológicas.
Muitas pesquisas indicam que esta será uma profissão com grande destaque nos próximos anos. Esse movimento já está acontecendo nos dias atuais, já que segundo o G1, uma pesquisa feita pela Hr Tech de recrutamento digital da Intera, revelou que a demanda por profissionais da área de dados cresceu 485%. Neste caso, as áreas de destaque são:
- Engenheiro de dados: responsável por construir o processo para extração de dados, aplicando técnicas para que estes fiquem organizados;
- Analista de dados: responsável por entender os dados, direcionando as decisões e achando possíveis razões para tais comportamentos;
- Cientista de dados: faz previsões sobre o futuro do negócio, analisando dados para que alterações possam ser feitas com base no que a empresa precisa no momento.
Como é o dia a dia de um profissional de Big Data?
O dia a dia de um profissional de Big Data pode ser bastante variado e complexo, a depender do cargo de atuação. Em geral, algumas funções mais comuns para o responsável da área são:
- Manter ferramentas de análise funcionando em perfeito estado;
- Desenvolver processos de captura de dados;
- Consultar dados e fazer análises precisas, sendo necessário utilizar a estatística;
- Transformar dados em informações coerentes;
- Avaliar informações com olhar voltado para objetivos do negócio;
- Identificar riscos para as finanças empresariais;
- Encontrar padrões de mudanças comportamentais;
- Arquitetar sistemas de banco de dados;
- Fazer a manutenção dos dados, cuidando da segurança e do acesso.

Vale a pena investir no setor?
Agora que você já conhece todas as informações sobre o big data e seu significado, certamente você já formou uma opinião sobre o tema. O que podemos dizer é que a área está em constante crescimento, sendo um bom caminho para profissionais que se identificam com o setor de tecnologia e inovação.
No mais, vale a pena estudar a respeito do assunto. Afinal, ele estará presente em tudo nos próximos anos, já que, como você notou ao decorrer da leitura, muitas tendências já estão sendo implementadas nos dias de hoje, o que permite que possamos prever alta taxa de demanda para o futuro.