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O marketing de influência é uma modalidade do marketing digital que tem alcançado grandes resultados para empresas que investem em comunicação nas redes. A parceria com Influenciadores se tornou uma ação estratégica para as marcas acessarem nichos essenciais do seu público-alvo.
O conceito de Marketing de Influência existe desde os primórdios da publicidade. É uma prática do Marketing baseada na ideia de que o público recebe melhor um produto quando é associado à uma “pessoa de confiança”, alguém visto como uma persona criadora de opinião. E essa persona fornece a prova social para que o produto seja recebido pelo público como “testado e aprovado”.
Mesmo antes do boom digital, trazer celebridades para divulgar um produto, ou fazer com que o mesmo aparecesse em filmes e novelas, eram formas das marcas aplicarem a estratégia de marketing de influência. Porém, foi com o avançar do uso da internet, a explosão das plataformas de redes sociais e o aumento do tempo que passamos conectados, que esse conceito de marketing ganhou outra proporção.
Quer saber mais o que é marketing de influência, qual é a atuação dos influenciadores digitais e o impacto dessa estratégia nas campanhas de marketing digital? Então continue neste artigo!
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Marketing de Influência.
Como funciona o Marketing de Influência?
A ascensão das redes sociais foi um fenômeno avassalador em todo o mundo. Atualmente essas plataformas contam com cerca de 4.6 bilhões de usuários, quase 60% da população mundial. Desde a primeira rede social Classmates, que tinha como objetivo conectar estudantes universitários , até grandes plataformas globais, como Instagram e Twitter, que fornecem uma série de recursos e ferramentas, duas premissas sempre foram a base do porque essas redes são um sucesso de engajamento com o público: expressão e conectividade.
Qualquer um tem o palco para expressar suas opiniões, dúvidas e ideias em seus perfis digitais, e criar uma conexão com outros usuários com questões semelhantes às suas. . Um segmento, ou nicho, de público é formado por esses grupos de usuário que compartilham hábitos e gostos em comum na internet.

E qual a importância comercial de conhecer segmentos e nichos do público?
Para empresas, investir em comunicação e estabelecer uma presença na web atualmente é uma obrigatoriedade para conseguir crescer e se manter competitiva no mercado. O grande desafio é saber como, quando e onde a mensagem da marca deve estar direcionada para que ela não se perca na imensidão digital. Por isso, é preciso que a empresa tenha em mente qual é o seu público-alvo. Ou seja, em qual segmento ou nicho seu produto será relevante para conquistar clientes em potencial.
O estudo do público-alvo, é um passo fundamental em muitas estratégias de marketing digital, como Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO. Essas modalidades utilizam esse parâmetro para definir a forma como a marca vai construir a sua identidade digital, ou as métricas em que servirão de base para uma campanha publicitária. No marketing de influência, é importante conhecer não só o conjunto de características que definem o público-alvo, mas também identificar quais os indivíduos dentro desse grupo que são vistos como formadores de opinião e que influenciam as decisões de compra do coletivo.
Com qual objetivo?
Em uma campanha de marketing de influência, o objetivo é utilizar esse formador de opinião para criar uma ponte entre o produto e o segmento que ele representa. O poder de influência dessa persona afeta o nicho de tal forma que a sua opinião ocupa o papel de prova social que a marca precisa para garantir a confiança de um potencial cliente.
O valor que o Influenciador Digital agrega ao produto é justamente o engajamento que ele gera dentro do seu segmento. Uma parceria bem planejada pode fazer com que toda a atenção de seus seguidores se concentrem no produto da marca durante um espaço de tempo, assegurando que a mensagem cause uma reflexão no público.
Qual é o papel do Influenciador Digital no Marketing de Influência?
Já vimos que o Influenciador Digital, ou digital influencer, é uma persona com o poder de influenciar o processo de decisão de compra dos seus seguidores nas redes sociais.
Mas na prática, o que isso significa?
O influencer como um produtor de conteúdo digital, um profissional em criar engajamento na internet. E contam com uma rede de seguidores que consomem seu conteúdo com alguma frequência.
Quais tipos de conteúdo esses profissionais produzem? Aqui estão alguns exemplos:
- Apresentação de um lifestyle
- Avaliação de produtos
- Dicas culturais
- Esporte
- Avaliação de restaurantes
A lista é extensa, e o influencer tem a liberdade criativa de construir seu tema. O principal requisito é que tenha um público que consome seu conteúdo e que confie na sua opinião.

O que faz o influenciador em uma campanha de Marketing de Influência?
Além de só produzir conteúdo para o seu público, o influenciador profissional também monetiza seu engajamento. É nesse ponto que ele assume um papel estratégico no marketing de influência. Em uma campanha de marketing digital, sua função é ser um porta-voz da marca para os seus seguidores, semelhante a uma “vitrine” que vai apresentar as qualidades que o produto vai agregar aos consumidores em potencial.
Algumas das práticas que fazem parte da rotina do digital influencer em uma campanha são:
Produção de Conteúdo
Importante não esquecer que o influencer é um produtor de conteúdo, ou seja, o público está ali para consumir aquele padrão de conteúdo e estética que ele está acostumado e que gerou a relação de engajamento. Por isso, durante a parceria é necessário não só haver uma coerência entre a identidade da marca e o nicho, como também a liberdade criativa para que o influenciador possa se comunicar de forma genuína com os seus seguidores sobre os objetivos da marca.
Apresentação de produtos
Pode ser desde a utilização do produto no dia a dia, uma publicação recomendando o uso ou um conteúdo mais extenso fazendo uma descrição completa e tirando dúvidas sobre como usar. Assumindo o papel de intermediário entre a marca e o nicho, de acordo com seu estilo o influencer precisa transmitir uma mensagem: Eu aprovo e recomendo esse produto!
Participação em eventos
Promoção de festas e eventos para divulgar uma marca não é uma novidade, essa é uma tática usada desde a publicidade pré digital, mas não significa que ficou ultrapassada. Nas redes sociais o dia a dia do influenciador se torna parte do conteúdo que os seguidores consomem, os lugares onde ele frequenta são oportunidades de promover a marca. Se tornou uma prática comum empresas convidarem personas de destaque do público-alvo para eventos patrocinados, para que haja repercussão na internet.
Manter o público engajado
O fator decisivo de uma campanha de marketing de influência não é somente a quantidade de seguidores, o nível de engajamento que o influenciador tem com seu público é o que a marca mais precisa. É essencial que o influencer interaja com o público, e ações como responder comentários, caixas de perguntas, promover um assunto que gere a participação dos seguidores, devem ser constantes.
Qual o papel do Marketing de Influência no Marketing Digital?
Nesse ponto, é importante ter em mente alguns dados sobre o uso de redes sociais no Brasil:
- Temos cerca de 172 milhões de usuários ativos nas redes sociais, quase 80% da população brasileira.
- O crescimento de usuários ativos entre 2021 e 2022 foi de 21 milhões, cerca de 14% da população.
- Passamos em média 3 horas e 49 minutos por dia navegando nas redes sociais, 53% a mais que a média global.
- Somos o país com a 2ª maior média de tempo online e número de redes sociais diversas usadas por um mesmo usuário.
Podemos afirmar que a internet é o maior veículo de conexão entre pessoas na atualidade. Analisando de uma forma comercial, é o principal meio de uma campanha publicitária alcançar novos clientes para uma marca. Diferente dos canais de comunicação anteriores como rádio, televisão e mídia impressa, a internet impôs um novo formato de interação entre os usuários.
Essa transformação exigiu que se pensasse uma forma de fazer marketing eficaz para as redes. Por isso o Marketing Digital vem ganhando força nos últimos anos, estratégias de Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, SEO e Marketing de Influência, tem provado seu sucesso em alavancar empresas.
O que é uma campanha de marketing digital?
Para entender como funciona uma campanha de marketing digital, vamos antes abordar um conceito base de todas as estratégias, o funil de vendas. O funil de vendas é um modelo que envolve diferentes formas de construir um diálogo e gatilhos em etapas para guiar a jornada de decisão do cliente em potencial, alinhando com o objetivo da marca. Para entender melhor a interação entre funil de vendas e jornada de decisão de compra, podemos definir as etapas como:
- Topo do Funil - Atração e Aprendizado
- Meio do Funil - Consideração
- Fundo do Funil - Decisão
O Marketing Digital é fortemente pautado na ideia da atração, diferente do modelo tradicional de publicidade, o ideal é que a propaganda não seja um momento de interrupção na navegação do usuário nas redes. Por isso, as estratégias de marketing tem o objetivo de despertar o interesse do cliente, para que ele busque o engajamento com a marca.
Um breve resumo das estratégias mais usadas:
Inbound Marketing – é o conjunto de práticas de marketing que visam atrair e converter clientes, englobando outras estratégias como marketing de conteúdo, SEO e influência.
Marketing de Conteúdo – É uma estratégia de atração de clientes por meio da criação de conteúdo relevante (textos, vídeos, ebooks, posts em redes sociais).
SEO – sigla para Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca). É o conjunto de técnicas usadas para alcançar bom posicionamento de páginas de um site no Google e em outros buscadores, gerando tráfego orgânico
Marketing de Influência – consiste em estratégias que utilizam influenciadores digitais de nicho, para criar uma ponte entre o público e a marca.
Dentro de uma campanha de marketing digital, essas estratégias não são ações isoladas. O objetivo é que eles se complementam para potencializar o poder de atração e engajamento do funil de vendas da marca.
A importância do Marketing de Influência

O digital influencer é um agente de marketing completo, porque dentro do seu nicho podemos encontrar manifestações das diferentes estratégias de marketing digital, por exemplo:
Um youtuber de games quando produz vídeos sobre lançamentos de jogos para computador, está ao mesmo tempo gerando uma relação de inbound atraindo o público através de interesses em comum, trabalhando o marketing de conteúdo através de material relevante para o público-alvo e muitas vezes por saber o ritmo de navegação do seu nicho vai naturalmente estar aplicando o SEO no seu trabalho.
Investir em Marketing de Influência permite que a marca transmita a sua mensagem através de uma voz que já possui influência e reconhecimento do público-alvo. O influenciador pode participar da campanha em qualquer etapa do funil de vendas e impactar de uma forma mais “natural” a jornada de decisão dos seguidores.
O mercado de influenciadores digitais tem crescido muito no último ano e a tendência é que pare por aqui. Segundo a Nielsen, o Brasil lidera o ranking da quantidade de influencers no país e de acordo com a Statista, também somos o país onde eles mais causam impacto nos hábitos de consumo da população. O marketing digital está em constante reinvenção, o marketing de influência é uma prática em alta e é importante que os profissionais da área e quem está ingressando agora se manterem atualizados. O Instituto Infnet pode te ajudar a se manter atento às novidades da área, confira nosso site!